Share |

Bloco de Esquerda quer poder local mais próximo da população em Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz

O candidato do Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz nas próximas eleições autárquicas, Alexandre Café, pretende criar maior proximidade entre o poder local e a população.

“Defendemos, por exemplo, que o presidente da junta passe pelo menos um dia por semana na delegação de Calhandriz e outro dia em São João dos Montes”, revelou Alexandre Café na apresentação da candidatura desta União de Freguesias do concelho de Vila Franca de Xira.

A sessão de apresentação decorreu na manhã de sábado, 28 de agosto, no Jardim Soeiro Pereira Gomes, em Alhandra. “Candidatamo-nos porque não nos resignamos com o desaproveitamento do potencial desta União de Freguesias. Queremos fazer mais, melhor e diferente. Sabemos que é possível. Esta é uma candidatura que não tem os meios que outras têm, mas tem uma enorme vontade de trabalhar em prol da população, colocando todo o nosso empenho na procura de soluções criativas e transformadoras do espaço comum”, sublinhou.

A lista encabeçada por Alexandre Café pretende lutar pela realização de assembleias de freguesia ao fim de semana e ao ar livre com transmissão online, para possibilitar a participação de todos, e disponibilização das atas no site da junta.

“Não queremos mais que a câmara municipal faça obras sem ouvir as populações, como aconteceu recentemente na requalificação da Avenida Baptista Pereira. Ou que seja constituída pela câmara municipal uma comissão de acompanhamento do aterro sanitário do Mato da Cruz e nenhuma associação da sociedade civil, que tem trabalhado sobre este problema, a integre”, exemplificou.

A mobilidade é outra das prioridades desta candidatura de forma a assegurar que ninguém fica isolado só porque não tem transporte próprio. “Queremos promover uma parceria com o centro de saúde, bombeiros e farmácia para a criação de uma equipa de proximidade para assistência na saúde para deslocação às populações mais idosas. Queremos criar um gabinete de apoio aos idosos para auxílio no acesso a aplicações informáticas, como a Segurança Social Direta, e-fatura, portal das finanças, entre outras”, pormenorizou.

A requalificação do espaço ribeirinho entre o mercado do levante e do Intermarché, com uma zona verde e espaço de lazer, é outra das propostas desta candidatura do Bloco de Esquerda. A criação de um centro de educação ambiental na Quinta Municipal da Subserra e a monitorização contínua da qualidade do ar em Alhandra, com parâmetros detalhados e divulgação a toda a população, é outra ambição.

Alexandre Café revelou ainda que votará favoravelmente todas as propostas que se revelem benéficas para a terra e para as suas populações, independentemente das forças políticas que as apresentarem. “Num mundo onde se constroem cada vez mais muros, contem connosco para construir pontes”, rematou Alexandre Café, frente à fachada do abandonado Teatro Salvador Marques, onde o Bloco inscreveu algumas frases simbólicas para chamar a atenção para a necessidade de avançar para a requalificação deste espaço: “Aqui podia haver cultura/ Se acham que a cultura é cara experimentem a ignorância”.

Na sessão de apresentação da candidatura estiveram presentes os cabeças de lista do Bloco de Esquerda à câmara e assembleia municipal de Vila Franca de Xira, Carlos Patrão e Maria José Vitorino, e ainda o mandatário da candidatura do Bloco no concelho, Arnaldo Silva. O capitão de abril e um dos fundadores do Bloco, Mário Tomé, foi convidado especial na sessão.

“O Alexandre Café é forjado na luta dos trabalhadores contra o capital, como sindicalista e membro de comissão de trabalhadores. É um homem da luta. É um homem da ação. É um homem da defesa do interesse dos trabalhadores. É a garantia de que esta União de Freguesias terá como objetivo único o bem-estar dos seus fregueses, participação e luta sempre que necessário”, frisou.

Para Mário Tomé esta candidatura assegura que Alhandra terá uma junta de freguesia com a perspetiva de futuro que se constrói no dia-a-dia pelo acesso à cultura, vivência em comunidade e cooperação. “As suas propostas têm na essência a participação popular, que nos garantirá, aqui e em todo o lado, que o futuro ficará mas mãos de quem tem direito a ele: quem trabalha, quem quer viver em paz, quem quer ter uma vida plena”.

A lista do Bloco a esta União de Freguesias, encabeçada por Alexandre Café, é absolutamente paritária contando com nove mulheres e nove homens: A equipa integra Sofia Simões, Liliana Ferreira, Mário Gouveia, Emanuel Ferreira, Carolina Alves, João Frederico, Rui Perdigão, Alexandra Ricardo, Igor Constantino, Vítor Boleto e Liliana Neto, entre outros.