Share |

Alverca e Sobralinho terão estratégia local de redução do uso de plástico

A bancada do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, na sessão ordinária desse órgão do dia 27 de setembro de 2018, conseguiu a aprovação por unanimidade da sua moção pela criação de uma estratégia local de redução do uso de plástico. A moção pode ser lida em anexo.

A estratégia local, cujos moldes serão definidos pela Junta de Freguesia, deverá iniciar a sua implementação já no ano de 2019, e chegar aos estabelecimentos de ensino, ao movimento associativo, ao comércio e demais atividades económicas, bem como à população em geral. 

O tema do uso excessivo do plástico descartável na sociedade dos dias de hoje tem suscitado a maior preocupação, nos últimos tempos, por parte da sociedade civil. A consciência de que este problema está a atingir dimensões dramáticas e de que ele requer ação imediata está rapidamente a tornar-se transversal a toda a sociedade. A União Europeia, recentemente, aprovou a sua estratégia para o combate ao plástico e, em sentido lato, a um estilo de vida assente na descartabilidade. Contudo, a criação de estratégias mais locais, de maior proximidade às populações, é altamente recomendada para uma solução concertada, integrada e com o necessário impacto.

Por iniciativa do Bloco de Esquerda, a Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho terá de ter, a partir do próximo ano, a sua estratégia local de redução do uso de plástico. A iniciativa será repetida noutras freguesias e encontra-se também em preparação uma proposta de estratégia de nível municipal, que a seu tempo será submetida à votação da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.

Algumas das ideias deixadas à Junta de Freguesia para a sua ação e esforço futuros na redução do uso de plástico no território passam por organizar campanhas de sensibilização junto de escolas, movimento associativo, atividades económicas e população em geral, através de palestras, cartazes e folhetos, fomentando a prática da reciclagem, um estilo de vida baseado na reutilização de embalagens e produtos, a redução do recurso ao plástico e o aumento do consumo de água da torneira; incentivar o uso de sacos e copos de papel, ao invés de plástico; evitar o usogeneralizado de garrafas de água; definir um plano de reciclagem para as festas e eventos organizados na freguesia, fomentando também a utilização de um copo único, reutilizável; e encontrar uma solução eficiente para o plástico abandonado após a realização da feira semanal.

Após a definição, por parte da Junta, de uma estratégia local que reflita as reais possibilidades de ação da autarquia, o Bloco de Esquerda continuará a assumir, no âmbito das competências de fiscalização da Assembleia de Freguesia, a tarefa de ajuizar sobre os impactos e a suficiência do esforço e dos resultados da referida estratégia, propondo melhoramentos e novas soluções e, naturalmente, prestando contas desse trabalho.

AnexoTamanho
mocao_-_estrategia_local_de_reducao_do_uso_de_plastico.pdf530.81 KB