Share |

Bloco de Esquerda recomenda o abandono dos herbicidas em Alverca e Sobralinho

No dia 22 de abril de 2019 - dia da Terra - a Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho reuniu em sessão ordinária. No período antes da ordem do dia, a bancada do Bloco de Esquerda fez chegar ao Executivo da Junta de Freguesia uma recomendação que visa o abandono da utilização de métodos químicos para a eliminação de ervas espontâneas. O texto integral da recomendação pode ser lido em anexo.

Nos últimos meses, a população tem sido informada, através de editais da autarquia, da aplicação de herbicidas nas suas ruas, passeios e bermas de estradas. O Bloco de Esquerda entende que, não havendo consenso científico irrefutável sobre os riscos para a saúde pública da exposição a estes produtos, deve prevalecer o princípio da precaução, optando por métodos alternativos (métodos mecânicos, térmicos ou biológicos) e, sobretudo, promovendo uma conceção diferente dos espaços exteriores.

Os eleitos do Bloco de Esquerda fizeram referência a autarquias que têm aderido ao princípio da redução do uso de produtos fitofarmacêuticos ou que os eliminaram totalmente em Portugal nos últimos meses. No país e no estrangeiro, somam-se experiências animadoras sobre a possibilidade de eliminar estes produtos: havendo boas práticas e conhecimento crescente sobre a matéria, a vontade política é o passo que falta dar.

O Bloco de Esquerda tem vindo a trabalhar este tema desde o anterior mandato, tendo até organizado, a 26 de maio de 2018, uma sessão pública subordinada a este tema em Alverca do Ribatejo, contando com a presença de Alexandra Azevedo, da Quercus, coordenadora da iniciativa "Autarquias sem glifosato". A recomendação apresentada ontem, dia da Terra, soma-se às intervenções constantes que o Bloco de Esquerda tem feito sobre a matéria.

Esperamos que a Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho aceite a recomendação e estude forma de, gradualmente, proceder ao abandono dos métodos químicos, substituindo-os por métodos sem nenhum dano possível para as populações e o meio ambiente.

AnexoTamanho
recomendacao_-_pelo_fim_da_utilizacao_de_herbicidas.pdf523.81 KB