Share |

Andar de bicicleta continua a ser um risco enquanto a Junta não agir

Ciclovia

De mãos dadas com o seu compromisso com uma freguesia onde a mobilidade sustentável e a qualidade de vida não são apenas objectivos distantes ou utópicos, o Bloco de Esquerda de Alverca apresentou e conseguiu fazer aprovar, no passado dia 27 de Abril, uma moção em Assembleia de Freguesia que visa a criação de condições para tornar Alverca uma cidade onde o uso da bicicleta poderá fortalecer-se e instalar-se como parte de uma cultura cívica moderna.

Com este projecto aprovado, à semelhança da aprovação do Orçamento Participativo de Alverca, também por iniciativa do Bloco de Esquerda, procuramos observar o nosso compromisso com a população mesmo ocupando um lugar de oposição na política local. O objectivo deste projecto seria potencializar as formas de mobilidade amigas do ambiente e do orçamento familiar, fomentando simultaneamente o desporto como actividade do quotidiano e uma cultura de cidade que em Alverca se tem vindo a perder.

No entanto, a Junta de Freguesia, obrigada pelas suas competências a aplicar a moção aprovada, não o tem feito. Tendo em conta o projecto, votado a favor por todas as bancadas com excepção do PS, a Junta deveria instalar estacionamentos de bicicletas em todos os bairros da cidade, bem como junto a serviços como escolas, zonas  comerciais, locais desportivos ou correios, equipar as principais vias de trânsito local com uma faixa reservada aos ciclistas, por pequena que fosse, e ainda criar um serviço de aluguer gratuito de bicicletas como existe já em inúmeras cidades portuguesas e europeias, e que se pretende aplicar em Lisboa. Apresentámos também um projecto de ciclovia que se estenderia desde o centro de Alverca até à estação de caminhos-de- ferro, o qual não conheceu ainda o seguimento que lhe é devido.

Não conformados com a atitude da Junta, que insiste em ignorar as expectativas da população que os seus representantes eleitos transportam para as instituições políticas como a Assembleia de Freguesia, consideramos justo que a população tenha conhecimento do papel da Junta, e a sua responsabilidade quanto ao facto de andar de bicicleta em Alverca, hoje em dia, ser ainda difícil e não completamente seguro.

Por nada ter ainda sido feito por parte de quem foi eleito para agir, informamos os alverquenses, e em especial os estudantes que poderiam deslocar-se até à escola de bicicleta, e aos seus encarregados de educação que poderiam ver nisso uma solução para alguns dos contratempos do seu dia-a-dia, de que o Bloco de Esquerda na freguesia de Alverca persistirá em pressionar os órgãos executivos da Junta para que seja feito o que é do interesse comum da população: um interesse que beneficia todos os alverquenses num momento em que a Junta e a Câmara Municipal colocaram prioridade na construção de uma plataforma logística em área protegida, na zona das salinas. A política está em responder a necessidades e em saber colocar ênfase nas reais prioridades

AnexoTamanho
Panfleto Ciclovias.jpg479.01 KB