Share |

Intervenção do BE nas comemorações do 25 de Abril em Vila Franca de Xira

Este foi o conteúdo da intervenção de Carlos Patrão, eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, nas comemorações dos 43 anos da Revolução dos Cravos:

Quatro décadas e três anos é uma bela idade para se comemorar a revolução dos cravos, a que nos trouxe a liberdade, a igualdade de género, os direitos sociais, o fim da guerra colonial e a descolonização, e muitas outras coisas do qual nos orgulhamos e damos por adquiridas.

Quando assistimos actualmente ao fascismo em ascensão a ameaçar novamente o mundo, e a guerras imperiais que dizimam e subjugam os povos, continua a ser um exemplo e motivo de orgulho o que os nossos militares fizeram há quarenta e três anos, o que prova que nenhum regime é imune aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

Em Portugal, o Bloco de Esquerda orgulha-se de ter contribuído para uma solução política que interrompeu um ciclo governativo ultra-liberal, que invariavelmente nos levaria ao fascismo. Basta vermos o que está a acontecer um pouco por todo o mundo, particularmente na Europa. A seguir a um governo ultra-liberal, lá vêm os candidatos fascistas aterrorizar com o medo contra os outros, contra os direitos sociais, contra as mulheres, em suma, contra tudo o que foi conquistado no Século XX pela, ou na sequência de revoluções como a Revolução de Outubro de 1917, feitas contra os imperialismos, na derrocada dos regimes liberais de apetite insaciável que se digladiaram na guerra de 1914-18, sacrificando os seus povos em nome dos interesses da burguesia colonial e financeira.

O paralelismo entre a época pré 1ª Grande Guerra, no ano em que comemoramos o centenário da participação de Portugal na guerra, e o momento que vivemos hoje é por demais evidente para que o mesmo possa ser ignorado. No entanto, o exemplo do 25 de Abril bem como o da união das Esquerdas são certamente um antídoto e uma esperança. Se Benoît Hamon, em França, tivesse desistido a favor de Jean Luc Mélenchon talvez não ficássemos com a sensação agridoce de que a fascista, petista e colonialista Marine Le Pen possa ser a próxima presidente de França, o que, a acontecer, será como entrar numa nova idade das trevas.

Mas não só de paralelismos nacionais e internacionais vivem as evocações do 25 de Abril, esta também é uma data grata ao Poder Local, também a este nível chegou a hora de fazermos a nossa revolução dos cravos, deixando de andar de barrete estendido junto dos poderosos. Não queremos mais barretes como a Plataforma Logística, só para agradar a um qualquer 1º ministro vendedor da banha da cobra. Não queremos mais chuva de cimento e queima de mais lixo, doa a quem doer no Ipiranga. Queremos o aterro de Mato da Cruz fechado em 2020, como previsto, para se proceder à respectiva requalificação ambiental, em vez de um aterro eterno para engordar os accionistas privados da Valorsul. Não queremos estar de bem com Deus e com o Diabo, nem mais surtos de Legionella no concelho de Vila Franca de Xira, queremos indemnizações justas para todas as vítimas, e castigos exemplares para os prevaricadores, para que se faça jurisprudência e se protejam as pessoas, aqui e em todo o país.

Contem com o Bloco de Esquerda para construirmos um futuro melhor no Concelho de Vila Franca de Xira.

Viva o 25 de Abril!

Vila Franca de Xira, 25 de Abril de 2017