BE aprova nova moção em Alverca: pela plantação de espécies autóctones

A 19 de Dezembro de 2014, na última Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, a bancada do Bloco de Esquerda apresentou uma moção em que defende a necessidade, cada vez mais premente, de plantar espécies autóctones ao invés de espécies exóticas.

Esta moção surge depois de uma praga do escaravelho vermelho ter dizimado grande parte das palmeiras existentes na freguesia e, face à necessidade de substituir estas plantas, urge tomar uma decisão sensata: a de plantar, na nossa freguesia, espécies autóctones que “estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, sendo, por isso, mais resistentes a pragas, doenças, a longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com outras espécies introduzidas”. A plantação destas espécies é uma solução especialmente interessante do ponto de vista da eficiência do consumo de água, da preservação da paisagem e da regulação dos solos.

No momento de votação desta moção, foi com surpresa que acolhemos a abstenção por parte do PS. Uma atitude diferente foi tomada pelo PS em Benfica, em concordância com a moção que o Bloco de Esquerda apresentou, ao substituírem 50 palmeiras, atacadas pela praga do escaravelho vermelho, por árvores autóctones no passado mês de Outubro.

Por parte das restantes bancadas houve uma afirmação clara de que este é o caminho certo, e assim mais uma moção da bancada do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho foi aprovada.

Contudo, não baixamos os braços. Sabemos, como em tantas outras ocasiões, que a Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho ignora constantemente as moções elaboradas pelo Bloco de Esquerda que são aprovadas em Assembleia de Freguesia. Assim, comprometemo-nos a estar alerta e a continuar a lutar pela concretização das tarefas apresentadas nas moções. As propostas feitas do Bloco de Esquerda no último programa eleitoral continuarão a ser defendidas: pela plantação de mais árvores na freguesia e pela substituição de todas as árvores que, por motivos de segurança ou saúde públicas, tiverem de ser abatidas.

Poderá ler o texto da moção, que se anexa a esta notícia.

AnexoTamanho
mocao.arvores.autoctones.pdf83.98 KB