Share |

Bloco de Esquerda defende a reabilitação do Teatro Salvador Marques, em Alhandra

Interior do Teatro Salvador Marques

No passado dia 25 de Setembro, na localidade de Trancoso, o Bloco de Esquerda interveio na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira apresentando uma moção que visa a classificação do Teatro Salvador Marques, localizado em Alhandra, como Imóvel de Interesse Municipal.

A intenção de reabilitar o edifício, recuperando-o para a sua utilização como sala de espectáculos, tem sido manifestada pelos sucessivos executivos camarários, tendo a dita reabilitação sido constantemente adiada por questões de orçamento. O Bloco de Esquerda, na sua moção que em baixo pode ser lida, defende que a impossibilidade de proceder de imediato às necessárias obras de reabilitação não impede a Câmara Municipal de classificar, desde já, o imóvel, valorizando as suas características arquitectónicas e culturais.

O Teatro Salvador Marques, além do seu valor patrimonial, tem um potencial inestimável enquanto sala de espectáculos de âmbito municipal que não está a ser aproveitado para prejuízo do panorama cultural do concelho. O Bloco de Esquerda, ao nível concelhio e na freguesia de Alhandra, tem insistido para que se dê início a um debate que vise a efectiva preservação do espaço cujo estado de degradação é deveras preocupante. A classificação como Imóvel de Interesse Municipal é um passo que o município dá no sentido de afirmar o seu interesse na conservação do edifício, afastando possíveis pressões imobiliárias sobre o mesmo.

A moção apresentada foi aprovada com os votos favoráveis do Bloco de Esquerda e da CDU, contando com as abstenções do PS e do CDS-PP. A Coligação Novo Rumo votou contra a moção do Bloco de Esquerda, apesar de o seu líder, um actor, haver já reclamado diversas vezes a reabilitação do Teatro Salvador Marques. O Bloco lamenta profundamente que a CNR não assuma institucionalmente as posições que tanto apregoa junto do público. Um voto contra a simples classificação do Teatro Salvador Marques como Imóvel de Interesse Municipal pode ter muito poucas explicações, sendo a mais evidente a intenção de não reabilitar o espaço.

Como resultado da aprovação da moção, o executivo da Câmara Municipal terá de pôr em prática a referida deliberação da Assembleia Municipal, procedendo no sentido da classificação patrimonial do edifício, tão rápida quanto possível. O Bloco de Esquerda estará atento aos desenvolvimentos do assunto e não deixará que o mesmo caia no esquecimento.

AnexoTamanho
mocao_teatro_salvado_marques_be_vfx.pdf198.89 KB