Share |

BE-VFX contra a redução dos horários na linha ferroviária da Azambuja

Na sessão de Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira do passado dia 25 de Junho, os eleitos do Bloco de Esquerda submeteram ao plenário a aprovação de uma moção de protesto contra a alteração dos horários dos comboios suburbanos na linha da Azambuja, que serve os habitantes do concelho, e contra a eventual desactivação da Estação de Santa Apolónia, anunciada na mesma semana.

Os utentes da CP – Comboios de Portugal que residem no concelho de Vila Franca de Xira, bem como nos municípios vizinhos de Loures e Azambuja, foram os mais prejudicados com as mais recentes alterações dos horários praticados por esta empresa. Na circulação de segunda-feira a sexta-feira, a linha da Azambuja sofreu uma redução de 4% das composições, à qual se acrescenta a redução sentida na sequência da anterior alteração de horários, comprovando a tendência de perda de qualidade do serviço. Enquanto isso, os preços das viagens e dos passes mensais não verificam qualquer descida que responda ao decréscimo da qualidade do serviço.

O cenário piora se olharmos à alteração dos horários respeitantes aos feriados e fins-de-semana: a linha da Azambuja perdeu 46% dos comboios, perdendo todas as ligações directas à linha de cintura e sofrendo com o encerramento da estação de Alcântara-Terra aos sábados, domingos e feriados. Nestes dias, os utentes do concelho de Vila Franca de Xira têm ligação apenas à estação de Santa Apolónia. Para aqueles que utilizavam a ligação a Alcântara para apanhar um comboio da linha de Cascais, a transportadora sugere que se utilize o metropolitano para o Cais do Sodré: uma viagem que antes se fazia com um bilhete passa agora a custar três bilhetes aos utentes do nosso concelho.

Duas outras situações vêm degradar o serviço prestado aos utentes: o estreitamento do serviço e o anúncio de um eventual encerramento da estação de Santa Apolónia. Os residentes no concelho continuam a ser os habitantes da periferia de Lisboa com horários menos amplos: diariamente o último comboio sai da estação de Santa Apolónia à 00h15. Com o eventual encerramento da Estação de Santa Apolónia, Vila Franca de Xira perderia a sua ligação ferroviária ao centro de Lisboa e, aos fins-de-semana e feriados, os comboios deixariam os utentes no Oriente – às portas de Lisboa, exigindo que estes mudem para outro modo de transporte, obrigando a viagens mais caras e mais demoradas.

É óbvio, para os eleitos do Bloco de Esquerda, que estamos perante uma estratégia errada da CP – Comboios de Portugal: face às reduzidas taxas de ocupação dos comboios, entenderíamos uma redução do tamanho das composições em circulação, mas nunca uma degradação do serviço no que diz respeito a horários e a ligações. Uma tal estratégia continuará a afastar os utentes das formas de transporte mais limpas e eficientes que existem na área metropolitana de Lisboa, favorecendo a opção pelo transporte rodoviário (colectivo ou individual). Entendemos que uma estratégia de cidade no século XXI deve ser a oposta à que é revelada por estas opções continuadas da empresa de transporte rodoviário.

O Bloco de Esquerda acredita que esta alteração do serviço prestado, no sentido de prejudicar intencionalmente a sua qualidade, se enquadra numa estratégia já adoptada pelo Governo a respeito de outras empresas públicas e de outros serviços que o Estado fornecia às suas populações: o Governo estará a preparar o caminho para a privatização das linhas ferroviárias suburbanas. Ao deteriorar o serviço prestado e afastando as populações dos seus comboios, a privatização será apresentada, no futuro, como uma inevitabilidade e uma solução de salvação última para o serviço ferroviário, ante a necessidade de uma injecção massiva de capitais. O Bloco de Esquerda não cruzará os braços perante a urgência de denunciar este tipo de esquemas que tem levado o Governo português a vender por tostões aquilo que é de todos e de que todos necessitamos. O concelho de Vila Franca de Xira não pode perder as suas ligações ferroviárias ao centro de Lisboa e as suas populações não podem ser prejudicadas na sua necessidade de aceder aos seus locais de trabalho, estudo ou lazer.

Um diferente caminho é absolutamente necessário. O nosso concelho necessita de uma eficiente oferta de transportes públicos que demova as populações de se servirem de meios de transporte menos eficientes e mais poluentes. A população merece ser respeitada em vez de ser continuadamente privada daquilo de que necessita para viver com dignidade e qualidade. É altura de travar uma política de deterioração dos serviços públicos com o único propósito de dar a poucos o que é de todos.

Tendo isto em conta, a moção do Bloco de Esquerda (anexada a este artigo) propôs que o município protestasse junto do Conselho de Administração da CP e junto do Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado (que anunciou a intenção de encerrar a Estação de Santa Apolónia) e que concertasse forças com os concelhos de Loures e Azambuja no sentido de defender os interesses genuínos das suas populações.

A moção do Bloco de Esquerda foi aprovada com os votos a favor do Bloco de Esquerda (2), da CDU (16) e da Coligação Novo Rumo (2). O CDS absteve-se da votação (1) e o Partido Socialista votou contra (15), recusando a alusão ao vereador Manuel Salgado e afirmando que o concelho de Vila Franca de Xira nada tem que ver com a Estação de Santa Apolónia.

AnexoTamanho
mocao_be_-_linha_da_azambuja.pdf146.65 KB