Manifestação dos trabalhadores da Segurança Social de VFX

Deputada Isabel Pires, do BE, fala aos trabalhadores

Hoje, dia 17 de Março de 2016, os trabalhadores da Segurança Social de Vila Franca de Xira tornaram a protestar contra a falta de condições de higiene e segurança no trabalho, desta vez mobilizando-se para uma manifestação em frente aos Paços do Concelho.

Os trabalhadores reivindicam a mudança definitiva para novas instalações. Em causa estão os sucessivos casos de doenças do foro respiratório e oncológico que se manifestam naqueles que trabalham ou já trabalharam nas instalações da Segurança Social de Vila Franca de Xira. Após os primeiros casos, as instalações encerraram-se pelo período de dois anos para obras de manutenção gerais, tendo sido prometido aos trabalhadores que o risco para a sua saúde seria eliminado. Contudo, os casos de doença continuaram a multiplicar-se e os trabalhadores protestam, hoje, em nome do seu direito a trabalhar em condições dignas de segurança e higiene do trabalho: condições que reivindicam, também, para todos os utentes de Vila Franca de Xira que são atendidos no espaço em causa.

O núcleo local do Bloco de Esquerda, bem como os deputados à Assembleia da República Pedro Filipe Soares e Isabel Pires, juntaram-se à luta justa destes trabalhadores. Após ter marcado presença num dos seus dias de greve, o Bloco de Esquerda esteve também presente na manifestação de hoje para demonstrar solidariedade com a luta que está a ser travada, e também para prometer aos vilafranquenses que a luta é também nossa e não será esquecida.

No passado dia 2 de Março, o Bloco de Esquerda endereçou ao Ministério da tutela questões sobre as condições de trabalho nas instalações da Segurança Social em Vila Franca de Xira. O Ministério foi questionado por escrito sobre se tem conhecimento da situação destes trabalhadores, se é possível a existência de amianto nestas instalações e se está em vista a recolocação dos trabalhadores noutras instalações que garantam a segurança para aqueles que as utilizam. A estas questões não obtivemos ainda qualquer resposta.

Através dos meios de comunicação social foi já garantido que não existe amianto nas actuais instalações da Segurança Social. Os trabalhadores foram, também, informados de que é possível a sua recolocação temporária noutras instalações enquanto as actuais forem intervencionadas.

Estas foram as mesmas promessas que, há quase vinte anos, estes trabalhadores ouviram sem que as suas condições de trabalho tenham, de facto, melhorado. Em nome da sua saúde e da dos utentes deste serviço público, os trabalhadores reivindicam, com o apoio do Bloco de Esquerda, que urge dar uma resposta definitiva a estes trabalhadores, encontrando novas instalações onde atender os utentes da Segurança Social: um espaço com condições de trabalho dignas.

O Bloco de Esquerda continuará a acompanhar a luta destes trabalhadores e a pressionar o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para que a solução esperada seja encontrada.