Assembleia Municipal

Assembleia Municipal
Dezembro 27, 2023 03:06 PM

A proposta do Bloco de Esquerda, aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal, visa a preservação, a classificação como Imóveis de Interesse Municipal e o aproveitamento regular para fins culturais dos três coretos existentes no concelho de Vila Franca de Xira.

Assembleia Municipal
Dezembro 27, 2023 02:58 PM

Em abril de 2014, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, por unanimidade, uma proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda que defendia a criação de uma Reserva Natural Local nas antigas salinas de Alverca. A zona de 40 hectares é uma área “extraordinariamente importante” de nidificação e de refúgio alimentar de imensas espécies de aves selvagens.

Assembleia Municipal
Março 9, 2023 02:56 PM

Na última reunião da Assembleia Municipal, a bancada do Bloco de Esquerda interveio sobre o tema da Habitação, dos transportes coletivos e questionou o posicionamento da Câmara Municipal nos casos do Vilafranca Centro e dos terrenos da Escola da Armada. Os eleitos bloquistas apresentaram ainda duas recomendações, aprovadas pelo plenário, pela sinalização efetiva de todos os imóveis pertencentes ao Município e pela implementação de mecanismos de avaliação das políticas municipais em relação ao seu impacto junto das populações mais vulneráveis, potenciando também a escuta destas sobre as medidas que têm um impacto direto nas suas vidas.

Assembleia Municipal
Janeiro 13, 2023 10:28 AM

O Plano Municipal de Arborização de Vila Franca de Xira esteve em consulta pública até finais do mês do dezembro. A partir da versão inicial do documento, o Bloco de Esquerda trabalhou na preparação de contributos e fez chegar à Câmara Municipal a sua participação formal.

Assembleia Municipal
Outubro 13, 2022 06:05 PM

Nos últimos meses, a população da localidade de A-dos-Melros, na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, tem-se mobilizado através de diversos meios para denunciar o avanço da exploração da Pedreira do Bom Jesus e refere o ruído de tiros e abalos sentidos nos terrenos, com prejuízos materiais bem visíveis em habitações e muros. O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre medidas de resposta a esta situação e reitera a sua solidariedade para com a população de A-dos-Melros.

Assembleia Municipal
Novembro 29, 2019 11:30 AM

A 21 de novembro, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira debateu e votou a proposta do Executivo para o Orçamento Municipal referente a 2020. A líder de bancada do Bloco de Esquerda, Maria José Vitorino, interveio alertando para os desafios do redimensionamento de vários serviços, em virtude das transferências de pessoal para as novas competências descentralizadas nas autarquias, e interrogou a Câmara Municipal quanto ao acolhimento da proposta do Bloco de Esquerda para a triplicação de IMI cobrado a prédios devolutos - medida que se quer integrada numa estratégia integrada para a habitação no concelho e para a reabilitação dos núcleos urbanos consolidados.

Assembleia Municipal
Novembro 20, 2018 10:56 AM

O Orçamento e as grandes opções do plano para 2019, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foram aprovadas em sessão ordinária da Assembleia Municipal no dia 19 de novembro de 2018, no Centro de Convívio Álvaro Pinheiro, no Sobralinho. O Bloco de Esquerda analisou em detalhe a proposta do Município e optou, quer em sede de Câmara Municipal quer de Assembleia Municipal, pela abstenção do documento. Aqui poderá ler, na íntegra, a posição dos eleitos municipais do Bloco de Esquerda.

Assembleia Municipal
Abril 26, 2018 06:53 PM

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 44 anos do 25 de Abril de 1974. Maria José Vitorino, eleita na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Assembleia Municipal
Abril 23, 2018 02:23 PM

É ou não verdade que um Orçamento de Câmara Municipal e uma prestação de contas do mesmo órgão são documentos financeiros que reflectem posições políticas e estratégias tomadas por quem os apresenta?

Assembleia Municipal
Março 2, 2018 12:18 PM

No dia 1 de março de 2018, na Castanheira do Ribatejo, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira reuniu-se para receber o Primeiro Secretário da Área Metropolitana de Lisboa e debater-se a situação e o futuro da mobilidade e do transporte coletivo de passageiros na área metropolitana. Esta foi a intervenção com que o Bloco de Esquerda abriu o debate, fez um diagnóstico da situação presente e traçou alguns caminhos para uma política futura que priorize o transporte público coletivo.

Assembleia Municipal
Agosto 21, 2017 02:53 PM

Confira a lista candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, que será encabeçada por Maria José Vitorino, 61 anos, professora e bibliotecária. 

Assembleia Municipal
Maio 9, 2017 12:12 PM

Este foi o discurso feito por Maria José Vitorino, 1.ª candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira nas eleições autárquicas de 2017, na sessão de apresentação da candidatura, realizada no dia 8 de maio na Póvoa de Santa Iria.

Assembleia Municipal
Abril 25, 2017 12:59 PM

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 43 anos do 25 de Abril de 1974 em Vila Franca de Xira e Carlos Patrão discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Assembleia Municipal
Dezembro 2, 2016 09:51 PM

Na sessão de Assembleia Municipal de 24 de novembro, a bancada do Bloco de Esquerda colocou à votação uma moção pelo reforço da segurança e da iluminação na área do Cais de Vila Franca de Xira. A moção foi votada favoravelmente por BE e CDU, mas foi bloqueada por quem acha que tudo vai bem (PS, PSD e CDS). Conheça aqui o texto integral da moção.

Assembleia Municipal
Novembro 29, 2016 10:21 PM

Desde o último balanço, com um ano, é certo que em termos nacionais se respira outro ar, para melhor, mas infelizmente na nossa terra tudo continua na mesma. 2017 terá eleições autárquicas e, como dita o eleitoralismo, lá se tiraram uns coelhos da cartola (previstos empréstimo(s) de 5M junto da banca e aumento do saldo de gerência de 6M), para reforçar o próximo orçamento em cerca de 11 milhões de euros (+20% que em 2016).

Assembleia Municipal
Abril 8, 2016 05:41 PM

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a deterioração da qualidade do ar em Alhandra, e já obtivemos a resposta por parte do executivo. Por cá, os eleitos do BE na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira apresentaram e conseguiram a aprovação de uma moção que incita à procura de respostas que defendem a saúde e a qualidade de vida das populações.

Assembleia Municipal
Julho 21, 2015 03:30 PM

O Bloco de Esquerda fez aprovar, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, uma moção relativa à redução dos horários da linha ferroviária da Azambuja e ao eventual encerramento da Estação de Santa Apolónia. O Bloco de Esquerda não aceita uma estratégia de degradação do serviço prestado pela transportadora ferroviária. Apesar da aprovação da moção, toda a bancada do Partido Socialista votou contra.

Assembleia Municipal
Abril 8, 2015 10:10 PM

A degradação e o encerramento de parques infantis em todo o concelho está na ordem do dia. O BE tomou posição e apresentou uma moção na Assembleia Municipal, pedindo que a Câmara Municipal faça o levantamento das intervenções necessárias e que as calendarize, resolvendo definitivamente este problema há tanto tempo arrastado. A moção foi aprovada: uma vitória em nome da segurança e da fruição do espaço público.

Assembleia Municipal
Março 6, 2015 09:20 PM

O Bloco de Esquerda apresentou uma moção contra a utilização de Contratos Emprego-Inserção por parte da Câmara Municipal, rejeitada por PS, CNR e CDS, e formulou questões pertinentes sobre a remoção do amianto, a mobilidade pedonal em Vila Franca de Xira, o protocolo com a Ordem dos Advogados para aconselhamento jurídico às vítimas da legionella e, por fim, denunciou os gastos incredíveis que a Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa diz ter assumido com a manutenção de espaços verdes e limpeza do espaço público.

Assembleia Municipal
Dezembro 9, 2014 10:16 PM

O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia Municipal de 26 de Novembro de 2014, uma moção em que propunha a criação de um gabinete de apoio jurídico e psicológico às vítimas de legionella e seus familiares. Após sugestão do Presidente da Câmara Municipal, o BE concretizou a sua proposta com um acordo entre a autarquia e a Ordem dos Advogados. PS, PSD e CDS chumbaram a proposta do Bloco de Esquerda e, uma semana depois, a Câmara Municipal apresenta a mesma proposta como sua.

Assembleia Municipal
Novembro 30, 2014 09:09 PM

O orçamento da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para 2015 foi aprovado, no passado dia 26 de Novembro, com os votos do PS e de toda a direita. O Bloco de Esquerda votou contra um orçamento sem qualquer visão estratégica, sem uma resposta à emergência social e que torna as Juntas de Freguesia meros organismos de gestão da despesa corrente. Um orçamento que mostra a incapacidade de PS, PSD e CDS aprenderem com erros passados.

Assembleia Municipal
Outubro 27, 2014 10:01 PM

O Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, apresentou uma moção que diz respeito a um tema caro à cultura e ao património do concelho: a reabilitação do Teatro Salvador Marques. No seu compromisso eleitoral, o Bloco de Esquerda prometeu empenhar-se neste assunto, e esta moção pretende ser o primeiro passo. A moção foi aprovada, contando, porém, com os votos contra da Coligação Novo Rumo (PSD e outros partidos).

Assembleia Municipal
Outubro 23, 2014 05:41 PM

25.setembro.2014. Carlos Patrão e Carmo Dias participaram ativamente em mais uma sessão da Assembleia Municipal, realizada em Trancoso. A bancada do BE interpelou o Executivo sobre temas de educação, saúde, ambiente, transparência das contas e procedimentos de obras públicas. Retomaram um tema caro à Cultura, ao Património e à Regeneração Urbana no concelho, o Teatro Salvador Marques (Alhandra), apresentando uma moção que foi aprovada por maioria - ver notícia própria. Votaram contra seis das propostas apresentadas, aprovando as restantes. Abstiveram-se em duas.

Assembleia Municipal
Março 1, 2011 11:00 PM

O Bloco de Esquerda apresentou à Assembleia Municipal de Vila Franca uma moção sobre a urgência de realização de trabalhos de manutenção e limpeza na ribeira da Verdelha, em Alverca.