Coordenadora Concelhia

Coordenadora Concelhia
Novembro 2, 2023 01:56 PM

Os impactos da proposta de quadruplicação da linha do norte em Alhandra e Vila Franca de Xira têm motivado a indignação e a mobilização da sociedade civil. O Bloco de Esquerda partilha do sentimento geral da população, recusando-se a aceitar que uma intervenção desta importância e com estas consequências seja apresentada sem que se conheçam todos os estudos que sustentam a viabilidade desta proposta e a rejeição de outras soluções.

Coordenadora Concelhia
Fevereiro 3, 2023 12:26 AM

Segundo noticiado no passado dia 30 de janeiro, o Tribunal de Contas deliberou condenar a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira ao pagamento de 3.619€, estando em causa o facto de o presidente João Rodrigues dos Santos, entre 2017 e 2022, ter auferido um rendimento enquanto autarca superior àquele a que tinha direito à luz do Estatuto dos Eleitos Locais.

Coordenadora Concelhia
Janeiro 19, 2023 03:14 PM

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Franca de Xira e todos os eleitos pelo Bloco de Esquerda presentes nos diversos órgãos autárquicos estarão do lado da luta que defende um SNS para todos e todas: universal, geral e gratuito. Um SNS que não ceda aos lóbis do negócio privado da saúde. Um SNS que reconheça os seus profissionais de saúde e valorize as suas condições de trabalho e as suas carreiras. Um SNS com uma gestão transparente e eficiente.

Coordenadora Concelhia
Novembro 11, 2022 06:43 PM

A lista A apresenta-se à eleição da Coordenadora Concelhia de Vila Franca de Xira do Bloco de Esquerda para um mandato de dois anos, até 2024. Conhece aqui a sua composição, a sua leitura do contexto político e as principais propostas de atuação. A votação realizar-se-á no dia 26 de novembro, entre as 15h e as 18h, na sede concelhia, sem prejuízo da possibilidade de voto por correspondência.

Coordenadora Concelhia
Setembro 12, 2017 07:41 PM

Aqui poderá conhecer todas as propostas que figuram no manifesto concelhio do Bloco de Esquerda, com o qual se apresenta às eleições autárquicas do dia 1 de Outubro.

Coordenadora Concelhia
Maio 9, 2017 12:36 PM

Este foi o discurso feito por Carlos Patrão, 1.º candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira nas eleições autárquicas de 2017, na sessão de apresentação da candidatura, realizada no dia 8 de maio na Póvoa de Santa Iria.

Coordenadora Concelhia
Março 23, 2017 08:09 PM

No dia 18 de abril, realizou-se no auditório da Igreja Paroquial da Póvoa de Santa Iria uma sessão pública organizada pela Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Franca de Xira, subordinada ao tema do ambiente, da saúde e dos direitos humanos.

Coordenadora Concelhia
Julho 6, 2016 04:26 PM

O Governo, através do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social respondeu ao Bloco de Esquerda sobre a situação das instalações da Segurança Social de Vila Franca de Xira, actualmente em obras e funcionando este serviço num local alternativo. O Governo faz saber que as análises efectuadas não detectaram amianto, que se iniciaram obras nas instalações da Segurança Social e que não há ainda certeza sobre o regresso do serviço ao anterior local.

Coordenadora Concelhia
Junho 2, 2016 09:00 PM

Amanhã, dia 3 de Junho de 2016, às 21h, na Secção Náutica do Alhandra Sporting Club, em Alhandra, terá lugar uma sessão pública pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz e integrada na campanha do Bloco de Esquerda pelo combate às fontes de poluição do rio Tejo e seus afluentes. Contamos com todos: a mobilização em redor desta questão é essencial pela defesa das populações, do ambiente e de alternativas energéticas limpas. A sessão contará com as intervenções de João Camargo (engenheiro do ambiente) e de Paulo Constantino (activista da Protejo).

Coordenadora Concelhia
Abril 1, 2016 09:22 PM

A lista A é a única lista a apresentar-se às eleições para a Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Franca de Xira para o biénio de 2016/18. Aqui poderá consultar a composição da lista e o programa que apresenta para o mandato de dois anos. O acto eleitoral decorrerá no dia 9 de Abril, na sede concelhia, entre as 11h e as 16h.

Coordenadora Concelhia
Março 17, 2016 09:06 PM

Os trabalhadores da Segurança Social de Vila Franca de Xira manifestaram-se hoje à porta da Câmara Municipal para reivindicar a mudança definitiva das instalações em que trabalham. Não aceitam continuar a trabalhar sem condições de segurança e higiene. Não aceitam continuar a trabalhar numas instalações onde se multiplicam casos de cancro e doenças respiratórias. O Bloco de Esquerda continua a acompanhar a luta destes trabalhadores e vem dizer que, apesar de ter questionado o Ministério da tutela acerca deste assunto, não obteve ainda qualquer resposta do mesmo.

Coordenadora Concelhia
Março 7, 2016 11:12 PM

Conheça aqui o Regulamento para a eleição da próxima Comissão Coordenadora Concelhia de Vila Franca de Xira do Bloco de Esquerda, aprovado em plenário de aderentes a 5 de Março de 2016. A eleição terá lugar a 9 de Abril de 2016.

Coordenadora Concelhia
Março 5, 2016 01:09 PM

No passado dia 2 de Março, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda dirigiu perguntas ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a respeito das condições de trabalho dos funcionários da Segurança Social de Vila Franca de Xira, presentemente em greve. Os trabalhadores deste serviço queixam-se de um historial grave de doenças de foro respiratório e oncológico, o que levanta suspeitas da existência de amianto nas instalações onde trabalham.

Coordenadora Concelhia
Março 2, 2016 06:44 PM

Convidamos todos a juntarem-se a nós e a participarem na sessão "O que traz este orçamento. O que quer o Bloco?", que decorrerá na sexta-feira, 4 de março, pelas 21h, no auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.

Coordenadora Concelhia
Fevereiro 22, 2016 07:19 PM

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Franca de Xira convoca todos os aderentes do nosso movimento residentes no nosso município para o próximo plenário de aderentes a ter lugar na nossa sede (Rua Dr. Miguel Bombarda, n.º38, Vila Franca de Xira), no dia 5 de Março, sábado, pelas 15h. 

Coordenadora Concelhia
Julho 22, 2015 04:21 PM

No próximo sábado, dia 25 de Julho, às 16h, no Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, decorrerá uma sessão intitulada "Grécia, Euro, e agora? E depois?". A sessão contará com intervenções de Sandra Monteiro, jornalista e editora do jornal "Le Monde Diplomatique" e de Adelino Fortunato, economista e membro da Comissão Permanente do Bloco de Esquerda. 

Coordenadora Concelhia
Novembro 18, 2014 08:42 PM

Os autores do livro "A Solução Novo Escudo", Francisco Louçã e João Ferreira do Amaral, estiveram em Vila Franca de Xira, no dia 13 de Novembro de 2014, a convite da Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda. 

Coordenadora Concelhia
Novembro 4, 2014 01:42 PM

Debate concelhio entre representantes das Moções à IX Convenção do Bloco de Esquerda. Vila Franca de Xira, sábado, 8 de novembro de 2014, na sede do BE, Rua Miguel Bombarda, 38. Henrique Guerreiro (moção B), Vítor Franco (moção E), João Carlos Louçã (moção R) e  João Semedo (moção U). A moção A, embora sem possibilidade de estar presente, viabilizou o debate.

Coordenadora Concelhia
Agosto 2, 2013 01:56 PM

Entregues no Tribunal de Vila Franca de Xira as listas de candidatos e candidatas do Bloco de Esquerda às eleições autárquica​s de 29 de Setembro, com lema ATREVE-TE A MUDAR. VOTA BLOCO DE ESQUERDA

Coordenadora Concelhia
Julho 10, 2013 11:18 AM

Decorreu ontem, nas instalações do Grémio Povoense (Póvoa de Santa Iria), a sessão de apresentação da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.
Mário Correia, 59 anos, professor, é o candidato à Câmara Muncipal de Vila Franca de Xira e Carlos Patrão, 46 anos, director de empresa, candidato à Assembleia Municipal.

Atreve-te a mudar: a mudança só pode acontecer com mudança política, com um Bloco de Esquerda mais forte no concelho.

Coordenadora Concelhia
Maio 10, 2013 12:03 PM

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Franca de Xira irá realizar um Plenário de Aderentes no próximo dia 14 de Maio, pelas 21h00, na sua sede em Vila Franca de Xira para a aprovação dos primeiros candidatos das listas do BE às próximas eleições à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.

Contamos com a presença de tod@s!

Coordenadora Concelhia
Fevereiro 8, 2013 11:33 AM

João Semedo, coordenador nacional do Bloco e Esquerda e deputado à Assembleia da República esteve em Vila Franca de Xira para falar sobre o impacto do orçamento de estado na vida das pessoas e sobre o que se pretende para e de um governo de esquerda.

Coordenadora Concelhia
Outubro 2, 2012 10:31 AM

O Bloco de Esquerda de Vila Franca de Xira estará presente na Feira de Outubro, em Vila Franca de Xira, de 5 a 14 de outubro.

Teremos um stand com vários materiais informativos que contará com a presença dos membros da Coordenadora Concelhia, dos eleitos e também dos aderentes que se disponibilizaram para apoiar neste evento.

Aparece!

Coordenadora Concelhia
Setembro 26, 2012 05:16 PM

A nova série da revista "Vírus", agora também em versão impressa, foi motivo de tertúlia em Vila Franca de Xira no passado dia 26 de setembro. Fernando Rosas, diretor da revista, esteve presente para explicar o que podemos encontrar nesta edição e na próxima, a lançar no fim do ano.

O evento decorreu na Livraria Mensagem Aberta,  na Rua Direita (rua Miguel Bombarda) em Vila Franca de Xira e foi seguido de jantar-convívio.

Coordenadora Concelhia
Setembro 25, 2012 11:42 AM

Decorreu na Póvoa de Santa Iria, na Sala Multiusos da Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria, no passado dia 25 de Setembro, a sessão sobre transportes públicos. Esteve presente Heitor Sousa, economista e antigo deputado do BE que deu o seu contributo para uma discussão construtiva sobre o futuro dos transportes públicos e o seu impacto sobre a economia nacional bem como na vida das pessoas.

 

As políticas de desinvestimento no serviço público de transportes têm tido como resultado menos transportes e mais caros, menor cobertura e acessibilidade à rede, mais transbordos, pior articulação entre horários e modos de transporte, maiores tempos de espera e aumento dos tempos de viagem. Tudo isto leva a uma menor atratividade dos transportes públicos e à degradação da qualidade de vida dos seus utilizadores.

 

As deslocações na região de Lisboa estão cada vez mais caras. Os passes do Metro de Lisboa ou as tarifas da CP/Lx tiveram subidas na ordem dos 45%-50% do custo do transporte no espaço de um ano. A redução do desconto nos passes para jovens e para idosos desceu para metade e foi limitada. Para além do aumento dos tarifários, perto de 50% das atuais carreiras da Carris sofreram cortes substanciais na sua frequência. Os serviços noturnos ou de fim-de-semana foram reduzidos de tal modo que não servem praticamente ninguém.