Sobre: Alverca do Ribatejo e Sobralinho

Abril 23, 2018

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, no dia 20 de abril de 2018, o Bloco de Esquerda apresentou e fez aprovar duas moções: uma pedindo a concretização da Reserva Natural Local das salinas de Alverca e outra pedindo a instalação de um medidor de partículas em suspensão na vila do Sobralinho, no âmbito da monitorização dos impactos ambientais do centro de produção da CIMPOR.

Janeiro 2, 2018

No dia 28 de dezembro, a Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho reuniu-se em sessão ordinária. O Bloco de Esquerda apresentou duas moções: pela criação de uma Unidade Local de Proteção Civil e por homenagens às vítimas das cheias de 1967. Ambas foram aprovadas por unanimidade. No âmbito do Orçamento para 2018, o BE apresentou também duas propostas, ambas aceites: a criação de um parque canino e a elaboração de um guia de recursos sociais da freguesia.

Outubro 19, 2017

Este foi o discurso proferido por João Fernandes, líder da bancada do Bloco de Esquerda na nova Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, na tomada de posse dos órgãos da freguesia no dia 18 de outubro de 2017, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Alverca.

Setembro 27, 2017

Chegados ao final do mandato autárquico 2013-2017, é hora de se fazer o balanço da ação política local do Bloco de Esquerda nos últimos anos. Com apenas um eleito na Assembleia de Freguesia, honrámos o nosso mandato de atuarmos como uma força política transformadora e inovadora na nossa União de Freguesias, cumprindo o compromisso que firmámos com aqueles e aquelas que se identificaram com o nosso projeto político e cívico. Nesta prestação de contas daremos alguns exemplos de temáticas que trouxemos ao debate político na freguesia e sobre os quais temos sido a principal ou única voz ativa.

Agosto 21, 2017

Confira a lista candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, que será encabeçada por João Fernandes, 26 anos, investigador em Ciências Sociais.

Abril 25, 2017

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 43 anos do 25 de Abril de 1974 na freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, e João Fernandes discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Março 28, 2017

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, no passado mês de Abril de 2016, o Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção pela qual o órgão deliberativo pede a construção de uma nova biblioteca na freguesia, que garanta o acesso à informação e ao conhecimento, com a aplicação das melhores práticas dos tempos de hoje e respondendo às novas exigências.

Abril 25, 2016

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 42 anos do 25 de Abril de 1974 na freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e Rita Aleixo discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Abril 13, 2016

Os trabalhadores das OGMA, o maior empregador do concelho de Vila Franca de Xira, manifestaram-se hoje em frente às instalações da empresa e pelas ruas de Alverca, reivindicando a actualização salarial que tem faltado há já quatro anos e denunciando outros abusos cometidos pela direcção da empresa aos trabalhadores. Os trabalhadores têm vindo a perder direitos e continuam a ser vítimas de uma política de baixos salários, apesar dos bons resultados e lucros obtidos pelas OGMA. O Bloco de Esquerda marcou presença e dirigiu aos trabalhadores das OGMA palavras de incentivo à sua causa justa.

Outubro 2, 2015

No passado dia 18 de Setembro, o Bloco foi uma força activa na Assembleia de Freguesia de Alverca e do Sobralinho. A respeito dos pontos da ordem do dia, abstivemo-se na votação do regulamento do Pavilhão Municipal do Sobralinho e da Revisão ao Orçamento da Junta de Freguesia, pelo facto de considerarmos que a revisão dá passos importantes no sentido das prioridades que sempre têm sido as nossas, mas que não deixa de estar subordinada a um orçamento que não responde à situação de emergência de muitas pessoas. Antes da ordem do dia, o Bloco lamentou que a Presidente da Mesa da Assembleia tenha colocado no edital da sessão, como único contacto para que cidadãos surdos peçam interpretação para língua gestual, um contacto telefónico.

Março 9, 2015

Em Dezembro de 2014, o Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção para que todas as árvores plantadas na freguesia, doravante, sejam de espécies autóctones: em nome da sustentabilidade, da preservação da paisagem, da valorização ambiental, da poupança de recursos. CDU e CNR aprovaram; PS absteve-se.

Outubro 17, 2014

O grupo local do Bloco de Esquerda lamenta a aprovação de apenas quatro propostas na edição de 2014 do Orçamento Participativo de Alverca do Ribatejo e Sobralinho. Há quatro anos, por proposta do Bloco de Esquerda, Alverca tornou-se uma das primeiras freguesias do país a ter o seu orçamento participativo. O BE reitera a sua convicção de que o OP aproxima os cidadãos das instituições políticas, dando a todos a oportunidade de fazerem ouvir a sua voz. Por essa razão,  o Bloco de Esquerda incentiva a participação e o envolvimento de todos os munícipes.

Setembro 27, 2014

Na sexta sessão ordinária da Assembleia de Freguesia deste mandato autárquico, o Bloco de Esquerda voltou a ser interventivo na formulação de questões ao executivo da Junta de Freguesia, a respeito de problemas reais da população. Na mudança da estação, há muitos problemas que devem ser acautelados com vista a que não aconteçam situações que estamos, ainda, a tempo de evitar. O Bloco de Esquerda exigiu ainda que os documentos oficiais da freguesia sejam escritos e apresentados com maior rigor e seriedade do que são presentemente.

Março 13, 2013

O Bloco de Esquerda de Alverca reafirma a necessidade de uma ciclovia para tornar a utilização da bicecleta nais confortavel e segura, na freguesia.