Share |

Sobre: Assembleia Municipal

Abril 23, 2018

É ou não verdade que um Orçamento de Câmara Municipal e uma prestação de contas do mesmo órgão são documentos financeiros que reflectem posições políticas e estratégias tomadas por quem os apresenta?

Março 2, 2018

No dia 1 de março de 2018, na Castanheira do Ribatejo, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira reuniu-se para receber o Primeiro Secretário da Área Metropolitana de Lisboa e debater-se a situação e o futuro da mobilidade e do transporte coletivo de passageiros na área metropolitana. Esta foi a intervenção com que o Bloco de Esquerda abriu o debate, fez um diagnóstico da situação presente e traçou alguns caminhos para uma política futura que priorize o transporte público coletivo.

Agosto 21, 2017

Confira a lista candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, que será encabeçada por Maria José Vitorino, 61 anos, professora e bibliotecária. 

Maio 9, 2017

Este foi o discurso feito por Maria José Vitorino, 1.ª candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira nas eleições autárquicas de 2017, na sessão de apresentação da candidatura, realizada no dia 8 de maio na Póvoa de Santa Iria.

Abril 25, 2017

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 43 anos do 25 de Abril de 1974 em Vila Franca de Xira e Carlos Patrão discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Dezembro 2, 2016

Na sessão de Assembleia Municipal de 24 de novembro, a bancada do Bloco de Esquerda colocou à votação uma moção pelo reforço da segurança e da iluminação na área do Cais de Vila Franca de Xira. A moção foi votada favoravelmente por BE e CDU, mas foi bloqueada por quem acha que tudo vai bem (PS, PSD e CDS). Conheça aqui o texto integral da moção.

Novembro 29, 2016

Desde o último balanço, com um ano, é certo que em termos nacionais se respira outro ar, para melhor, mas infelizmente na nossa terra tudo continua na mesma. 2017 terá eleições autárquicas e, como dita o eleitoralismo, lá se tiraram uns coelhos da cartola (previstos empréstimo(s) de 5M junto da banca e aumento do saldo de gerência de 6M), para reforçar o próximo orçamento em cerca de 11 milhões de euros (+20% que em 2016).

Abril 8, 2016

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a deterioração da qualidade do ar em Alhandra, e já obtivemos a resposta por parte do executivo. Por cá, os eleitos do BE na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira apresentaram e conseguiram a aprovação de uma moção que incita à procura de respostas que defendem a saúde e a qualidade de vida das populações.

Julho 21, 2015

O Bloco de Esquerda fez aprovar, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, uma moção relativa à redução dos horários da linha ferroviária da Azambuja e ao eventual encerramento da Estação de Santa Apolónia. O Bloco de Esquerda não aceita uma estratégia de degradação do serviço prestado pela transportadora ferroviária. Apesar da aprovação da moção, toda a bancada do Partido Socialista votou contra.

Abril 8, 2015

A degradação e o encerramento de parques infantis em todo o concelho está na ordem do dia. O BE tomou posição e apresentou uma moção na Assembleia Municipal, pedindo que a Câmara Municipal faça o levantamento das intervenções necessárias e que as calendarize, resolvendo definitivamente este problema há tanto tempo arrastado. A moção foi aprovada: uma vitória em nome da segurança e da fruição do espaço público.

Março 6, 2015

O Bloco de Esquerda apresentou uma moção contra a utilização de Contratos Emprego-Inserção por parte da Câmara Municipal, rejeitada por PS, CNR e CDS, e formulou questões pertinentes sobre a remoção do amianto, a mobilidade pedonal em Vila Franca de Xira, o protocolo com a Ordem dos Advogados para aconselhamento jurídico às vítimas da legionella e, por fim, denunciou os gastos incredíveis que a Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa diz ter assumido com a manutenção de espaços verdes e limpeza do espaço público.

Dezembro 9, 2014

O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia Municipal de 26 de Novembro de 2014, uma moção em que propunha a criação de um gabinete de apoio jurídico e psicológico às vítimas de legionella e seus familiares. Após sugestão do Presidente da Câmara Municipal, o BE concretizou a sua proposta com um acordo entre a autarquia e a Ordem dos Advogados. PS, PSD e CDS chumbaram a proposta do Bloco de Esquerda e, uma semana depois, a Câmara Municipal apresenta a mesma proposta como sua.

Novembro 30, 2014

O orçamento da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para 2015 foi aprovado, no passado dia 26 de Novembro, com os votos do PS e de toda a direita. O Bloco de Esquerda votou contra um orçamento sem qualquer visão estratégica, sem uma resposta à emergência social e que torna as Juntas de Freguesia meros organismos de gestão da despesa corrente. Um orçamento que mostra a incapacidade de PS, PSD e CDS aprenderem com erros passados.

Outubro 27, 2014

O Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, apresentou uma moção que diz respeito a um tema caro à cultura e ao património do concelho: a reabilitação do Teatro Salvador Marques. No seu compromisso eleitoral, o Bloco de Esquerda prometeu empenhar-se neste assunto, e esta moção pretende ser o primeiro passo. A moção foi aprovada, contando, porém, com os votos contra da Coligação Novo Rumo (PSD e outros partidos).