Sobre: Assembleia Municipal

Dezembro 27, 2023

Em abril de 2014, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, por unanimidade, uma proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda que defendia a criação de uma Reserva Natural Local nas antigas salinas de Alverca. A zona de 40 hectares é uma área “extraordinariamente importante” de nidificação e de refúgio alimentar de imensas espécies de aves selvagens.

Março 9, 2023

Na última reunião da Assembleia Municipal, a bancada do Bloco de Esquerda interveio sobre o tema da Habitação, dos transportes coletivos e questionou o posicionamento da Câmara Municipal nos casos do Vilafranca Centro e dos terrenos da Escola da Armada. Os eleitos bloquistas apresentaram ainda duas recomendações, aprovadas pelo plenário, pela sinalização efetiva de todos os imóveis pertencentes ao Município e pela implementação de mecanismos de avaliação das políticas municipais em relação ao seu impacto junto das populações mais vulneráveis, potenciando também a escuta destas sobre as medidas que têm um impacto direto nas suas vidas.

Janeiro 13, 2023

O Plano Municipal de Arborização de Vila Franca de Xira esteve em consulta pública até finais do mês do dezembro. A partir da versão inicial do documento, o Bloco de Esquerda trabalhou na preparação de contributos e fez chegar à Câmara Municipal a sua participação formal.

Outubro 13, 2022

Nos últimos meses, a população da localidade de A-dos-Melros, na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, tem-se mobilizado através de diversos meios para denunciar o avanço da exploração da Pedreira do Bom Jesus e refere o ruído de tiros e abalos sentidos nos terrenos, com prejuízos materiais bem visíveis em habitações e muros. O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre medidas de resposta a esta situação e reitera a sua solidariedade para com a população de A-dos-Melros.

Novembro 29, 2019

A 21 de novembro, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira debateu e votou a proposta do Executivo para o Orçamento Municipal referente a 2020. A líder de bancada do Bloco de Esquerda, Maria José Vitorino, interveio alertando para os desafios do redimensionamento de vários serviços, em virtude das transferências de pessoal para as novas competências descentralizadas nas autarquias, e interrogou a Câmara Municipal quanto ao acolhimento da proposta do Bloco de Esquerda para a triplicação de IMI cobrado a prédios devolutos - medida que se quer integrada numa estratégia integrada para a habitação no concelho e para a reabilitação dos núcleos urbanos consolidados.

Novembro 20, 2018

O Orçamento e as grandes opções do plano para 2019, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foram aprovadas em sessão ordinária da Assembleia Municipal no dia 19 de novembro de 2018, no Centro de Convívio Álvaro Pinheiro, no Sobralinho. O Bloco de Esquerda analisou em detalhe a proposta do Município e optou, quer em sede de Câmara Municipal quer de Assembleia Municipal, pela abstenção do documento. Aqui poderá ler, na íntegra, a posição dos eleitos municipais do Bloco de Esquerda.

Abril 26, 2018

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 44 anos do 25 de Abril de 1974. Maria José Vitorino, eleita na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Abril 23, 2018

É ou não verdade que um Orçamento de Câmara Municipal e uma prestação de contas do mesmo órgão são documentos financeiros que reflectem posições políticas e estratégias tomadas por quem os apresenta?

Março 2, 2018

No dia 1 de março de 2018, na Castanheira do Ribatejo, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira reuniu-se para receber o Primeiro Secretário da Área Metropolitana de Lisboa e debater-se a situação e o futuro da mobilidade e do transporte coletivo de passageiros na área metropolitana. Esta foi a intervenção com que o Bloco de Esquerda abriu o debate, fez um diagnóstico da situação presente e traçou alguns caminhos para uma política futura que priorize o transporte público coletivo.

Agosto 21, 2017

Confira a lista candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, que será encabeçada por Maria José Vitorino, 61 anos, professora e bibliotecária.

Maio 9, 2017

Este foi o discurso feito por Maria José Vitorino, 1.ª candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira nas eleições autárquicas de 2017, na sessão de apresentação da candidatura, realizada no dia 8 de maio na Póvoa de Santa Iria.

Abril 25, 2017

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 43 anos do 25 de Abril de 1974 em Vila Franca de Xira e Carlos Patrão discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Dezembro 2, 2016

Na sessão de Assembleia Municipal de 24 de novembro, a bancada do Bloco de Esquerda colocou à votação uma moção pelo reforço da segurança e da iluminação na área do Cais de Vila Franca de Xira. A moção foi votada favoravelmente por BE e CDU, mas foi bloqueada por quem acha que tudo vai bem (PS, PSD e CDS). Conheça aqui o texto integral da moção.

Novembro 29, 2016

Desde o último balanço, com um ano, é certo que em termos nacionais se respira outro ar, para melhor, mas infelizmente na nossa terra tudo continua na mesma. 2017 terá eleições autárquicas e, como dita o eleitoralismo, lá se tiraram uns coelhos da cartola (previstos empréstimo(s) de 5M junto da banca e aumento do saldo de gerência de 6M), para reforçar o próximo orçamento em cerca de 11 milhões de euros (+20% que em 2016).