Share |

Catarina Martins visita a EB 2+3 de Vialonga

No passado dia 9 de maio, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, visitou a Escola Básica 2+3 de Vialonga, no nosso concelho.

A escolha da referida escolha teve uma relevante razão de ser: segundo Catarina Martins, esta “é uma escola que tinha tudo para ser aquilo de que o país precisa”. Há a destacar que a EB 2+3 de Vialonga tem uma população escolar muito diversa, com alunos que são vítimas de inúmeras formas de exclusão social, e muitos deles apresentam problemas de aprendizagem. A escola, contudo, soube sempre estar à altura dos grandes desafios que são exigidos para dar a esta população escolar o acesso às mesmas oportunidades que outros alunos, oriundos de contextos sociais mais favoráveis. A EB 2+3 de Vialonga “tem um projeto que é considerado, a nível nacional, exemplar, tem uma oferta educativa que responde a alunos com diferentes dificuldades, consegue combater o abandono escolar e oferece experiências diferentes a quem aqui aprende”, sublinhou Catarina Martins.

Todavia, a escola sofre de obstáculos estruturais ao êxito do seu papel de necessário serviço público a uma população que dele necessita. O Bloco de Esquerda visitou os diversos espaços da escola, entre salas de aula, oficinas, biblioteca e espaços de trabalho da Direção e do corpo docente, e conversou com professores, encarregados de educação, funcionários e alunos, e a conclusão salta à vista: a escola “não tem obras, não tem obras há muitos anos, está degradada, não tem atualização tecnológica, tem amianto ainda, chove dentro das salas. É uma escola que precisa de investimento", referiu a coordenadora do Bloco de Esquerda.

A Escola Básica 2+3 de Vialonga constava dos planos de renovação da Parque Escolar, abandonados pelo anterior governo. Se, em Alverca do Ribatejo, a Escola Secundária de Gago Coutinho viu as suas obras pararem, sem solução encontrada até hoje para que as mesmas se concluam, as obras da EB 2+3 de Vialonga nunca chegaram a começar. Apesar da urgência de garantir à escola as condições para o seu bom funcionamento, ela não integra os mapas de investimento que o Ministério da Educação já apresentou. O Bloco de Esquerda requer a entrada da EB 2+3 de Vialonga nessa lista.

Estando já a decorrer as negociações para o Orçamento de Estado para 2018, Catarina Martins salientou que “é importante que um país faça opções. E seguramente investir na Educação, na Escola Pública, dar condições às crianças e jovens que hoje estudam, é um dos investimentos mais importantes".

“Há ainda muito por mudar. Continuamos a gastar demasiado dinheiro no sistema financeiro - ninguém percebe porquê -, temos um país cheio de parcerias público privadas, não renegociámos a dívida e estamos a fazer números de défice à conta de cortar no investimento onde ele é mais preciso: como a Educação e Saúde”, acrescentou.