Vila Franca de Xira - crónicas de um reino medieval II

Para desgraça do nosso reino, os trabalhadores do CBEI continuam com ordenados em atraso, metade de Dezembro e agora também os de Janeiro. Não avistámos na última vigília dos trabalhadores desta IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, pela revindicação do pagamento dos salários em atraso, no passado dia 5 de Fevereiro, a Senhora Vereadora do PSD/Coligação Mais com os pelouros da “Intervenção Social” e Habitação a apoiar os trabalhadores, ao contrário de outras forças políticas com assento na vereação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Não será certamente por não ter sabido da vigília ou por esta ser em local ermo e remoto a hora tardia, pois a mesma foi feita em frente aos Paços do Concelho, às 19:00h, mas compreende-se, talvez haja aqui algum conflito de interesses que a impeça de enfrentar cara a cara os trabalhadores e as trabalhadoras do CBEI e os sindicatos que os representam.

Na última nota de imprensa do PSD de Vila Franca de Xira, a propósito de uma outra crónica que assinei a 20 de Janeiro, foi com espanto e surpresa que soubemos que o arquitecto Gil Teixeira tinha virado as suas asas de grilo ao PSD, e que tal lhe valeu a expulsão em 2014 do partido, por ter apoiado a candidatura autárquica do PS em 2009, assunto tratado com grande discrição pela concelhia. Deve ter sido  uma tortura para todos, um processo de expulsão que demora 5 anos, deixa certamente marcas profundas, para mais, quando é feito na intimidade da concelhia.

Compreendemos perfeitamente que o PSD se queira ver livre do “elefante na sala”, e desde já lhes peço desculpa pelo desconhecimento da expulsão, apesar de não me sentir minimamente responsável por ignorar um facto só do conhecimento da máquina partidária do PSD e pelos eventuais atrasos do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD nos processos de expulsão de militantes.

Sobre o alegado facto de a Sr.ª Ver.ª do PSD não ter nos seus pelouros de “Intervenção Social” e Habitação responsabilidades sobre as IPSS, tal afirmação pode confundir os munícipes, pois há responsabilidades partilhadas entre vários pelouros da Câmara Municipal sobre as IPSS, por exemplo, na área da 3.ª idade, envolvendo apoios da Câmara Municipal, com intervenção directa da  Dra. Helena de Jesus, como o anunciado Pólo de Povos do CBEI, que comportará várias valências, entre elas um centro de dia para pessoas com Alzheimer.

Assim, na minha modesta opinião, há conflitos de interesses entre as responsabilidades que a Sr.ª Ver.ª tem na Câmara e no CBEI, enquanto sua advogada.

Ainda a propósito do comunicado do PSD, gostaria de esclarecer que apesar de não ter estado presente em todas as assembleias municipais, enquanto vereador sem pelouro, por motivos profissionais, o BE faz-se sempre representar pelo vereador substituto Rui Perdigão, segundo candidato da lista que o Bloco de Esquerda apresentou nas últimas eleições autárquicas para a Câmara Municipal, prática que é corrente em democracia, substituições que o PSD também usou em vários mandatos na vereação da Câmara de VFX.

Também gostaria de esclarecer que enquanto vereador sem pelouro, e por isso não remunerado (em Vila Franca de Xira, os 4 vereadores da CDU e 1 vereador do BE), faço um enorme esforço pessoal para cumprir as funções para que fui eleito. Condições bem diferentes terão os vereadores com pelouro, mesmo sem dedicação exclusiva (meio tempo), como é o caso da Dra. Helena de Jesus, que aufere remuneração mensal pelo exercício destas funções.

No meu caso pessoal, que não será certamente caso único, preciso de trabalhar muito, muitas vezes fora do horário de trabalho, para compensar as horas que retiro diariamente para dar à vereação na Câmara de VFX, e dessa forma poder honrar o meu mandato de vereador.

Carlos Patrão / Vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Vila Franca de Xira

13-02-2020