Prestação de contas 2017/2021 - O BE na Assembleia de Freguesia de Alverca e Sobralinho

O mandato autárquico 2017-2021 foi de afirmação do Bloco de Esquerda como uma voz imprescindível na Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho: com propostas inovadoras e transformadoras, com um espírito de permanente diálogo e escuta ativa, o Bloco de Esquerda foi a principal voz que se fez ouvir por melhores práticas ambientais e por uma maior ação local na área da cultura. Embora com somente dois eleitos, a bancada do BE foi a que mais deliberações fez aprovar na Assembleia de Freguesia.

Sempre que possível, adicionámos a este artigo hiperligações ou documentos anexos que comprovam a verdade das ações e iniciativas do Bloco de Esquerda aqui divulgadas.

Boas práticas ambientais e respeito pelos animais

- O Bloco de Esquerda reclamou a criação de uma estratégia local de redução do uso de plástico, insistiu em abordagens mais sustentáveis de gestão do espaço público e dos espaços verdes, na plantação de espécies autóctones mais resilientes, e organizou (com a parceria da Quercus) uma sessão pública em que se debateram as alternativas aos herbicidas no espaço urbano;

- Os eleitos do Bloco de Esquerda recomendaram o fim da utilização de herbicidas, dado o potencial risco para a saúde pública e de contaminação dos solos e águas subterrâneas;

- Sem esquecer a vizinhança com o Tejo, o Bloco de Esquerda propôs a classificação das Salinas de Alverca como Reserva Natural Local e a adesão da Freguesia ao Movimento ProTejo (conferir página 3 desta ata);

- A persistência do Bloco de Esquerda conduziu ao fim das garraiadas nas festas anuais e reivindicou a criação de um parque canino (ver anexo a este artigo);

- No Sobralinho, O BE pugnou pela instalação de um medidor de partículas em suspensão que avalie o impacto da CIMPOR na vila, e exigiu uma oferta de transportes públicos regulares sete dias por semana.

A centralidade da cultura no discurso local

- O Bloco de Esquerda propôs a realização de uma exposição evocativa dos 50 anos das Cheias de 1967 – proposta aceite pela Câmara Municipal e já executada;

- O BE denunciou o elevado estado de degradação do Fórum Cultural da CHASA, exigindo a sua urgente requalificação (conferir página 3 desta ata), e advoga a construção de uma nova biblioteca em Alverca, dimensionada à população e comunidade escolar da freguesia;

- Os eleitos do Bloco de Esquerda fizeram aprovar um voto contra o encerramento do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério;

- O BE defendeu a criação de um roteiro e percurso do património histórico e cultural da freguesia (conferir página 3 desta ata), bem como a ampliação do âmbito da Culturalverca, tornando-a num instrumento de uma estratégia local de incentivo à leitura (assistir a esta transmissão - minuto 2:55:00).

Por uma freguesia mais vivida e mais próxima

- A insistência do Bloco de Esquerda foi determinante para a transmissão online das reuniões da Assembleia de Freguesia;

- Aspirando à consolidação do tecido urbano e à revitalização do comércio local, o BE defendeu a expansão da rede de hotspots municipais, reclamou a criação de mais bebedouros e mobiliário urbano, e foi uma voz incansável pelas acessibilidades e pela pedonalização da freguesia;

- O Bloco de Esquerda propôs a criação de uma Unidade Local de Proteção Civil;

- O BE solicitou a realização de mais rastreios a doenças e situações de risco, bem como a elaboração de um guia de recursos sociais (ver anexo a este artigo);

- A fim de que a autarquia seja um exemplo de dignificação dos trabalhadores, o BE defendeu a limitação do recurso à contratação externa por parte da Junta de Freguesia.

- Por iniciativa do Bloco de Esquerda, a Assembleia de Freguesia votou pela primeira vez uma saudação ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (conferir páginas 3 e 4 desta ata).

AnexoTamanho
proposta_-_criacao_de_um_guia_de_recursos_sociais.pdf334.76 KB