Share |

BE questiona o Governo sobre as condições em que trabalham os funcionários da Segurança Social de VFX

Greve dos trabalhadores da Segurança Social de VFX

Os funcionários da Segurança Social de Vila Franca de Xira encontram-se em greve desde o dia 1 de março, todos os dias das 9h às 10h, em protesto contra a falta de condições de saúde no local onde exercem as suas funções.

Há muitos anos que se regista um historial de problemas de saúde e sintomas que incidem frequentemente sobre a equipa de funcionários. Devido a constantes casos de doenças do foro respiratório e mal-estar geral, as instalações da Segurança Social estiveram encerradas entre 1999 e 2003, para se procederem a obras de manutenção gerais. Apesar disso, e desde então, os casos não deixaram de surgir, multiplicando-se os casos de irritações oculares e respiratórias, dores de cabeça, sintomas alérgicos, infeções respiratórias, pneomonias e até problemas do foro oncológico: vários tipos de cancro e tumores.

Dos atuais cerca de 40 trabalhadores, 20 apresentam sintomas de doença respiratória e alguns estão de baixa por doença cancerígena. Os trabalhadores protestam contra os riscos para a sua saúde e a dos cidadãos que se dirigem às instalações da Segurança Social de Vila Franca de Xira. Recaem sobre essas instalações suspeitas da existência de amianto.

O Bloco de Esquerda falou com os trabalhadores em greve e comprometeu-se a questionar o Governo sobre esta situação, o que aconteceu no dia 2 de Março (o documento com o texto original e as perguntas feitas pelo Bloco de Esquerda encontra-se anexo a este artigo). Ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social foram dirigidas as seguintes questões:

1.      Tem o Ministério conhecimento das condições em que os cerca de 40 trabalhadores estão ao serviço no Instituto de Segurança Social de Vila Franca de Xira?

2.      Tem o Ministério conhecimento da possibilidade de existência de amianto no local em questão? Se sim, existe já um plano para a sua retirada?

3.      Que medidas urgentes irá o Governo levar a cabo para defender a saúde dos trabalhadores? Tem o Ministério abertura para que estes trabalhadores possam ser recolocados noutras instalações, que não representem um perigo para a sua saúde?

Contamos ouvir as explicações por parte do Ministério com a maior brevidade possível e daremos conta aos cidadãos das respostas obtidas.

AnexoTamanho
perguntas_be-vfx.pdf250.49 KB