Share |

Sessão de Apresentação da Candidatura Autárquica 2013

Decorreu ontem, nas instalações do Grémio Povoense (Póvoa de Santa Iria), a sessão de apresentação da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.

Maria José Vitorino, mandatária política desta candidatura, abriu a sessão descrevendo a realidade do concelho, os seus problemas, e de que políticas precisa para um desenvolvimento equilibrado.

Mário Correia, 59 anos, professor, é o candidato à Câmara Muncipal. No seu discurso sublinhou que esta é uma candidatura de luta e de esperança, e que visa também participar na luta contra a Troica, lembrando que "a esquerda a que pertencemos não abdicará dos nossos princípios".

Os principais temas do manifesto eleitoral são:
- Política de Acão social;
- Urbanismo, Território e Ambiente;
- Economia e Emprego;
- Transportes e Mobilidade;
- Educação e Cultura;
- Reabilitar o património do concelho para reforçar a identidade e a memória coletivas;
- Participação Cívica;
- Reforçar o Orçamento participativo, procurando envolver um número cada vez maior de cidadãos.

Atreve-te será o lema da campanha, ao que o candidato garante o empenho máximo. Nas suas palavras "é preciso atrevimento para mudar o concelho que adotou erradas políticas de organização e de desenvolvimento do território, as quais não conseguiram produzir emprego nem criar riqueza no concelho, assentes na especulação imobiliária do uso do solo, na especulação financeira, na artificialização do território, na destruição da paisagem, no benefício de urbanizações fracassadas, na falsa promessa constante de criação de milhares de postos de trabalho, na suburbanização do concelho, na destruição e desvalorização do património". Perante a continuidade destas políticas não resta outra alternativa que não uma política atrevida e empenhada.

Atreve-te a mudar: a mudança só pode acontecer com mudança política, com um Bloco de Esquerda mais forte no concelho.

Carlos Patrão, 46 anos, director de empresa, candidato à Assembleia Municipal, também reforçou a ideia de que esta candidatura estará sempre contra a continuidade das políticas de desenvolvimento urbano que descaracterizaram o concelho ao longos dos últimos anos, assumindo o compromisso de fazer uma política alternativa e séria perante o abismo que se nos depara.
Perante tantas promessas e projectos falhados não haverá mais espaço de confiança para as pessoas. São necessárias acções rápidas, que conquistem a confiança e que tragam seriedade à gestão do concelho.

No final, o convidado desta sessão, Francisco Louçã, fez a ponte entre o combate que o país enfrenta na política nacional com a vontade e determinação que o Bloco de Esquerda impõe na sua luta ao nível local. É uma luta que se vai construindo aos poucos, lentamente, mas com determinação e com a certeza de que no fim prevalecerá a democracia e uma política justa, a pensar nas pessoas e não subjugada à finança.