Sessão Pública - Fechar Almaraz | Combater a Poluição no Tejo

Amanhã, dia 3 de Junho, pelas 21h, terá lugar em Alhandra, na Secção Náutica do Alhandra Sporting Club, uma sessão pública no âmbito da campanha do Bloco de Esquerda pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz, em Espanha, junto ao rio Tejo. Esta campanha integra-se numa campanha mais ampla de combate às fontes de contaminação que colocam em perigo o Tejo e seus afluentes: um bem ambiental e de elevada importância cultural e social para tantas comunidades em Portugal, nomeadamente no concelho de Vila Franca de Xira.

Contaremos com as intervenções de João Camargo (engenheiro do ambiente e deputado municipal do Bloco de Esquerda na Amadora) e de Paulo Constantino (um dos porta-vozes da Protejo, movimento que vem lutando contra a poluição do rio Tejo).

Esta é uma causa a que não podemos ficar indiferentes. Nenhum de nós. Está em causa a sustentabilidade do ambiente mas também de muitas actividades económicas essenciais no nosso território nacional. A luta contra a energia nuclear é uma luta pela segurança e pela saúde das populações. A Central de Almaraz é a central nuclear mais antiga de Espanha e o seu tempo de vida terminou em 2010. O Governo espanhol entendeu que estavam reunidas as condições para estender a actividade da central durante mais dez anos, e as empresas que gerem o equipamento pretendem mantê-la em funcionamento pelo menos até 2030. No entanto, os testes de resistência feitos pela Greenpeace alertam para falhas semelhantes às que resultaram no desastre de Chernobyl. Nos últimos anos, tem aumentado o número de falhas e de paragens imprevistas em Almaraz.

Partidos políticos, associações ambientalistas e todos os cidadãos que apoiam esta causa manifestar-se-ão em Cáceres, no próximo dia 11 de Junho, pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz e pela prioridade às energias limpas e seguras que não coloquem em perigo as vidas das populações. É importante mobilizar mais vozes para este combate.

Contamos contigo!