Share |

Intervenção do BE nas comemorações do 25 de Abril na Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa

Este foi o conteúdo da intervenção de Catarina Lourenço, eleita do Bloco de Esquerda na freguesia de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, nas comemorações dos 43 anos da Revolução dos Cravos:

Boa noite a todos!

Encontramo-nos novamente para comemorar esta data tão importante e de grande significado para a nossa história, para aquilo que temos vindo a construir enquanto sociedade. Desengane-se quem possa achar que ao recordarmos este dia, em todos os 43 anos que até hoje passaram, estamos a perder o nosso tempo. Se algo confirma que é crucial lembrarmos a Revolução dos Cravos, não só hoje mas sempre (!), é a realidade com que diariamente nos confrontamos.

Se hoje o conceito Liberdade é, para tantos, tão dúbio e discordante, vale a pena reflectirmos sobre ele. Se hoje somos bombardeados com as famosas inverdades, vale, novamente, a pena reflectirmos sobre liberdade e democracia. E se hoje vemos movimentos de extrema direita a crescer, alimentados por discursos de ódio e intolerância, por não se saber o que realmente é a liberdade ou porque é que somos uns sortudos por viver em democracia, então que se lembre o 25 de Abril em cada segundo dos nossos dias. Este é o dia que nos desperta para o que mudou e para o que ainda há para mudar. Que nos lembra porque vale a pena lutar. O exemplo já o temos.

Como tal, é necessário que façamos sentir que o caminho percorrido após o 25 de Abril valeu a pena não só pelo que já conquistámos, mas por nos permitir conquistar o que nos falta. Enquanto cidadãos participativos e envolvidos na vida política local temos a nossa responsabilidade. Temos que trabalhar para a proximidade entre os órgãos autárquicos e a população. Demonstrar que somos todos parte integrante de uma democracia participativa, transparente e justa. Que trabalhamos em prol da melhoria da qualidade de vida na nossa freguesia, concelho ou país e não motivados por interesses pessoais. Que o nosso esforço e motivação têm origem nos cidadãos e não nos resultados eleitorais que estão sempre por vir. Restabelecer a confiança na democracia através do melhor trabalho que consigamos fazer, e assim contribuir para que não se dêem passos atrás, evitando que a história se repita.

Temos, todos nós, enquanto cidadãos, nas nossas mãos a liberdade que em tempos nos trouxeram e que por enquanto vamos conseguindo preservar. Que nunca deixemos que ela nos caia por entre os dedos. E acima de tudo, que nunca deixemos que digam que não valeu a pena toda a luta só porque ainda há muito que fazer, muito que mudar! Motivemos os outros a não baixar os braços e que todos juntos consigamos tornar a democracia o espaço melhor que está por ser. Continuemos o que alguém começou por nós!

25 de Abril sempre!

Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, 24 de Abril de 2017