BE propõe a preservação e classificação dos 3 coretos do concelho de Vila Franca de Xira

Na última reunião ordinária da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, ocorrida no Centro Cultural do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, a 19 de dezembro de 2023, uma deliberação proposta pelos eleitos do Bloco de Esquerda, designada "Reabilitação, valorização e utilização dos coretos", foi aprovada por unanimidade, cabendo agora à Câmara Municipal a sua execução.

Estruturas arquitectónicas com características próprias, os coretos são um elemento comum da paisagem urbana em Portugal. Erigidos, na sua maioria, na primeira metade do século XX, para fins de espetáculo e lazer no espaço público, designadamente para apresentação de bandas filarmónicas, estas estruturas acabaram por adquirir também uma utilização simbólica, icónica e identitária, marcando os espaços mais nobres das povoações e assumindo um papel na identificação das populações com os sítios onde residem.

No concelho de Vila Franca de Xira, três são os coretos presentes no centro das respetivas localidades: o de Alverca do Ribatejo (datado de 1926), o de Vila Franca de Xira (1931) e o de Alhandra (1934).

A proposta do Bloco de Esquerda assumia três pontos para concretização:

1. A reabilitação e beneficiação dos coretos, com a necessária articulação e colaboração com as entidades proprietárias dos mesmos, e reforçando nos respetivos locais a informação relativa à sua História e às suas características;
  2. A classificação dos coretos como Imóveis de Interesse Municipal;
  3. A promoção de uma agenda cultural, com a estreita colaboração com o movimento associativo e agentes culturais locais, que dê uso efetivo e regular aos coretos.

Ainda antes da apresentação desta proposta em sede de Assembleia Municipal, uma proposta para a classificação do coreto de Alhandra já havia sido apresentada pelo eleito Alexandre Café na Assembleia de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.