Share |

Discurso de tomada de posse do BE na freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz

Caros concidadãos e caras concidadãs.                                                                                              Estimados eleitos de todas as bancadas desta assembleia. Autarcas de outros órgãos locais. Representantes do movimento associativo. Funcionários da Junta. Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara e demais vereadores. A todos uma muito boa noite.

Permitam-me, em primeiro lugar, endereçar as minhas condolências aos familiares das vítimas dos incêndios que têm assolado o nosso país e também, porque fazemos esta cerimónia nesta casa, quero deixar aqui o muito obrigado, meu e do Bloco de Esquerda, para com os nossos bombeiros e a sua coragem e generosidade!

A democracia hoje está em festa e nós estamos todos de parabéns não apenas por estarmos eleitos mas por termos todos contribuído para a queda da abstenção, que, no entanto, continua elevada.

Quero saudar esta assembleia, todas as bancadas e todas as pessoas que a compõem. O Bloco de Esquerda participará nesta Assembleia legitimado pela confiança em nós depositada por quem votou Bloco no dia 1 de outubro de 2017.

É com grande honra, humildade e sentido de responsabilidade que aceito este cargo que me confiaram os habitantes desta União de freguesias, este cargo é deles e tudo farei para honrar essa confiança, com lealdade e empenho, e os compromissos assumidos:

1) desempenhar o nosso mandato com respeito pelo interesse público, com transparência, rigor e independência relativamente a interesses particulares, económicos ou outros;

2) 2) promover a democracia participativa, a justiça social, a igualdade, a dignidade e a qualidade de vida das populações;

3) centrar a nossa intervenção política na defesa da qualidade de vida, pelas melhores soluções de gestão urbanística e do ambiente, e pela preservação do património cultural, em todas as suas vertentes;

4) assegurar que o espaço público é mesmo de toda a gente, fruído da forma mais livre e universal, sem mercantilização nem discriminação;

5) combater todas as políticas de exclusão e discriminação social;

6) combater a precariedade laboral nas autarquias;

7) promover serviços públicos de qualidade e com acesso universal aos mesmos; somos pela titularidade e gestão pública dos sistemas de água, saneamento básico e recolha de resíduos sólidos urbanos, e também pela garantia da prestação mínima destes serviços a toda a gente.

Teremos certamente todos visões diferentes da política e da sociedade, e isso é bom, a diversidade sempre foi boa para a democracia. E como dizia o nosso slogan de campanha “FAZER DIFERENTE COM TODA A GENTE” , isto é um compromisso nosso, ouvir todos e todas e representar todos, trabalharemos e cooperaremos com todos e votaremos favoravelmente todas as propostas que sejam benéficas para a nossa terra e as nossas gentes, venham elas de que bancadas vierem. Num mundo em que se constroem cada vez mais muros, contem connosco para construir pontes! O que os nossos concidadãos esperam de nós é que da nossa diversidade e do confronto das nossas ideias consigamos encontrar as soluções que tornem a nossa união de freguesias um local melhor para viver, trabalhar e estudar. Defendemos uma União de freguesias com mobilidade para todos, em que as populações não fiquem isoladas se não tiverem transporte próprio (isto é um problema sério para uma população envelhecida e se se habitar em São João dos Montes e Calhandriz) Temos na nossa União de freguesias uma herança difícil que nos condiciona a qualidade de vida e nos exige cooperação para a sua resolução, cooperação entre nós e articulação com a Câmara municipal e até a Assembleia da República: falo dos problemas ambientais que temos, da co-incineração ao aterro do Mato da Cruz, às emissões de poeiras e ruídos provenientes das pedreiras, à poluição do Rio Tejo, aos terrenos contaminados da Cimianto. Temos de ter fiscalização para todos sabermos o que é incinerado na Cimpor, tem de haver análises constantes ao ar com parâmetros mais detalhados, temos de exigir o encerramento do aterro do Mato da Cruz e a sua requalificação no prazo previsto de 2020, temos de ter análises constantes às águas do Tejo, temos de descontaminar os terrenos da Cimianto. Só com estes problemas resolvidos poderemos ser atractivos para pessoas e empresas. Temos de os resolver pela nossa saúde! Se não os resolvermos, as gerações vindouras não nos perdoarão!

A política para mim só faz sentido se for para melhorar a vida concreta das pessoas. É para isto que estamos cá todos nós (arrisco eu dizer sem correr grande risco) mas sabemos que as coisas não são fáceis porque, como disse o filósofo Daniel Innerarity, sobre a politica a contingência é o seu terreno próprio e quem está na politica tem de ter uma especial habilidade para conviver com a decepção. Mas a politica, na minha visão, é também e fundamentalmente a busca do sonho, a construção da Utopia. E não pode ser um sonho inalcançável a recuperação do Teatro Salvador Marques ou a construção de um campo de futebol para o Alhandra Sporting Club, ou o dever histórico e de memória para com a nossa terra que é a reimplantação do Pelourinho: serão isto apenas sonhos que não se materializam? Ou será que é desta vez?

Em nome da bancada do Bloco de Esquerda, que este seja um bom mandato, que transforme, para melhor, a vida de toda a gente nesta nossa terra!

Viva a União de freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.

Viva a República Portuguesa.

Viva a Democracia.