Qualidade do ar em Vila Franca de Xira: Parlamento aceita a recomendação do Bloco de Esquerda

A Assembleia da República aprovou uma recomendação ao Governo proposta pelo Bloco de Esquerda no sentido de apurar os impactos da atividade da unidade de produção da Cimpor em Alhandra e de outras unidades industriais localizadas no Concelho de Vila Franca de Xira na qualidade do ar e, consequentemente, na saúde das populações.

O que consta da recomendação aprovada pelo Parlamento é que o Governo solicite estudos epidemiológicos e à qualidade do ar na área do Concelho de Vila Franca de Xira, de modo a averiguar os possíveis impactos nocivos da atividade industrial na saúde de quem habita o município. O aumento da fiscalização dos impactos ambientais e para a saúde pública da atividade industrial (com especial destaque para a da cimenteira Cimpor) já havia sido defendida por todas as bancadas parlamentares com assento na Assembleia Municipal.

A população de Alhandra tem reivindicado fortemente uma maior atenção política relativamente às questões da qualidade do ar, com a Junta de Freguesia a acumular queixas. A Cimpor, no início do ano, assegurou que está a "cumprir todos os requisitos legais" e a utilizar "as melhores tecnologias no fabrico do cimento e no despoeiramento dos gases", apesar de ter assumido que, no final de 2014, ocorreu um incidente num dos satélites do forno e se procedeu a uma alteração no processo de produção, que terão tido como efeito um aumento na emissão de nuvens de poeira.

Apesar destas garantias, as queixas da população continuam a fazer-se ouvir e os moradores temem pela sua saúde. É por isso que esta é uma questão que temos seguido e que temos levado a todas as instâncias de onde podem resultar soluções que venham proporcionar o maior bem-estar de quem vive no nosso concelho. As populações não podem viver sossegadas apenas com as garantias proferidas pela própria cimenteira. Neste contexto, acreditamos que estudos independentes à qualidade do ar poderão esclarecer-nos a todos sobre o que realmente se está a passar na nossa terra, para que possamos perceber o presente e pensar as decisões do futuro.