Share |

A Solução Novo Escudo

"A Solução Novo Escudo", de Francisco Louçã e João Ferreira do Amaral

O Clube Vilafranquense, no passado dia 13 de Novembro, acolheu a apresentação do livro “A solução Novo Escudo”, com a presença dos seus autores Francisco Louçã e João Ferreira do Amaral.

O debate girou em torno de uma questão extremamente sensível e urgente que a sociedade portuguesa deve considerar e debater: a possibilidade de Portugal sair da área do Euro. No entendimento dos autores, essa é a opção que sobra ao país para ser possível a prossecução de um programa político de esquerda, deixando de estar sujeito às regras ultraconservadoras impostas pelas autoridades europeias e pelos tratados que regem a moeda única, sobretudo o Tratado de Lisboa e o Tratado Orçamental. Seria, igualmente, a única forma de Portugal utilizar a política monetária para fazer a gestão da sua dívida externa.

O livro apresentado elabora cenários de saída do Euro, analisando o comportamento das mais diversas variáveis num hipotético período imediatamente após a criação de uma nova moeda nacional. O livro, mais do que apresentar uma proposta concreta, procura estimular o debate na sociedade civil sobre um tema ao qual se tem fugido e contra o qual muito se tem propagandeado com a narrativa de que não existe alternativa ao caminho até agora seguido.

Numa democracia não pode haver temas proibidos, e as melhores decisões só podem ser tomadas com total esclarecimento e com todas as possibilidades em cima da mesa. Numa democracia há sempre alternativas, e os cidadãos têm direito a discuti-las e a decidir sobre elas.