Share |

Sobre: bloco

Outubro 2, 2015

No passado dia 18 de Setembro, o Bloco foi uma força activa na Assembleia de Freguesia de Alverca e do Sobralinho. A respeito dos pontos da ordem do dia, abstivemo-se na votação do regulamento do Pavilhão Municipal do Sobralinho e da Revisão ao Orçamento da Junta de Freguesia, pelo facto de considerarmos que a revisão dá passos importantes no sentido das prioridades que sempre têm sido as nossas, mas que não deixa de estar subordinada a um orçamento que não responde à situação de emergência de muitas pessoas. Antes da ordem do dia, o Bloco lamentou que a Presidente da Mesa da Assembleia tenha colocado no edital da sessão, como único contacto para que cidadãos surdos peçam interpretação para língua gestual, um contacto telefónico.

Setembro 22, 2015

No passado dia 29 de Junho de 2015, e com início pelas 21 horas, decorreu a Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia nas instalações da Associação de Solidariedade Social de Apoio à Família (ASSAF). A bancada do BE apresentou duas moções (relativas à inexistência de um site da União de Freguesias e à escassa divulgação de documentos), duas propostas (relativas à criação de uma rede de programas de tempos livres e redes wi-fi em locais estratégicos) e interveio no período antes da ordem do dia no sentido de ver esclarecidas algumas questões. Ambas as moções foram aprovadas por unanimidade e as propostas foram bem recebidas. 

Julho 21, 2015

O Bloco de Esquerda fez aprovar, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, uma moção relativa à redução dos horários da linha ferroviária da Azambuja e ao eventual encerramento da Estação de Santa Apolónia. O Bloco de Esquerda não aceita uma estratégia de degradação do serviço prestado pela transportadora ferroviária. Apesar da aprovação da moção, toda a bancada do Partido Socialista votou contra.

Junho 14, 2015

A Coligação Novo Rumo afirmou, no seu InfoMail número 17, que na Assembleia de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa (realizada no dia 29 de Abril de 2015) o relatório de contas de 2014 foi aprovado pelo PS e pelo BE, sendo que neste relatório é apresentada uma despesa 56 vezes superior à receita desse ano, no que diz respeito às Festas da Póvoa. Essa informação é falsa, pois o BE não aprovou o relatório de contas: o sentido de voto foi a abstenção.

Abril 8, 2015

A degradação e o encerramento de parques infantis em todo o concelho está na ordem do dia. O BE tomou posição e apresentou uma moção na Assembleia Municipal, pedindo que a Câmara Municipal faça o levantamento das intervenções necessárias e que as calendarize, resolvendo definitivamente este problema há tanto tempo arrastado. A moção foi aprovada: uma vitória em nome da segurança e da fruição do espaço público.

Março 9, 2015

Em Dezembro de 2014, o Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção para que todas as árvores plantadas na freguesia, doravante, sejam de espécies autóctones: em nome da sustentabilidade, da preservação da paisagem, da valorização ambiental, da poupança de recursos. CDU e CNR aprovaram; PS absteve-se.

Março 6, 2015

O Bloco de Esquerda apresentou uma moção contra a utilização de Contratos Emprego-Inserção por parte da Câmara Municipal, rejeitada por PS, CNR e CDS, e formulou questões pertinentes sobre a remoção do amianto, a mobilidade pedonal em Vila Franca de Xira, o protocolo com a Ordem dos Advogados para aconselhamento jurídico às vítimas da legionella e, por fim, denunciou os gastos incredíveis que a Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa diz ter assumido com a manutenção de espaços verdes e limpeza do espaço público.

Dezembro 9, 2014

O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia Municipal de 26 de Novembro de 2014, uma moção em que propunha a criação de um gabinete de apoio jurídico e psicológico às vítimas de legionella e seus familiares. Após sugestão do Presidente da Câmara Municipal, o BE concretizou a sua proposta com um acordo entre a autarquia e a Ordem dos Advogados. PS, PSD e CDS chumbaram a proposta do Bloco de Esquerda e, uma semana depois, a Câmara Municipal apresenta a mesma proposta como sua.

Novembro 30, 2014

O orçamento da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para 2015 foi aprovado, no passado dia 26 de Novembro, com os votos do PS e de toda a direita. O Bloco de Esquerda votou contra um orçamento sem qualquer visão estratégica, sem uma resposta à emergência social e que torna as Juntas de Freguesia meros organismos de gestão da despesa corrente. Um orçamento que mostra a incapacidade de PS, PSD e CDS aprenderem com erros passados.

Novembro 18, 2014

Os autores do livro "A Solução Novo Escudo", Francisco Louçã e João Ferreira do Amaral, estiveram em Vila Franca de Xira, no dia 13 de Novembro de 2014, a convite da Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda. 

Outubro 27, 2014

O Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, apresentou uma moção que diz respeito a um tema caro à cultura e ao património do concelho: a reabilitação do Teatro Salvador Marques. No seu compromisso eleitoral, o Bloco de Esquerda prometeu empenhar-se neste assunto, e esta moção pretende ser o primeiro passo. A moção foi aprovada, contando, porém, com os votos contra da Coligação Novo Rumo (PSD e outros partidos).