BE propõe iniciativa de reutilização e redução de desperdício

Na passada sessão ordinária da Assembleia da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, a bancada do Bloco de Esquerda, através do eleito Alexandre Café, fez aprovar uma moção que reivindica a promoção da economia circular através de iniciativas que mobilizem a população, como é exemplo o Repair Café.

Esta iniciativa consiste em oficinas comunitárias em que é dada nova vida a elotrodomésticos, roupas, móveis ou brinquedos, através de consertos criativos. A ideia é reduzir o desperdício de utesílios que já não são usados para o fim a que foram primeiramente destinados, mas que ainda podem ter longa vida com uma utilização não prevista.

É através de iniciativas como esta que o princípio da economia circular entra nos hábitos e atitudes da comunidade. A economia circular é um sistema de produção e consumo que promove o uso sustentável dos recursos, em ciclos fechados, regenerando ecossistemas e assegurando o progresso social.

Desde os anos 60, a Humanidade vem consumindo mais recursos do que o planeta pode regenerar num ano. Isso significa que seria necessário mais de um planeta para sustentar o nosso estilo de vida. Portugal passou a viver a "crédito ambiental" a partir do dia 7 de maio, o que quer dizer que, se a Humanidade consumisse recursos na proporção de Portugal, seriam precisos 2,9 planetas para sustentar as necessidades de recursos.

AnexoTamanho
mocao_-_promocao_de_economia_circular.pdf165.65 KB