Share |

Sobre: Assembleia Municipal

Novembro 20, 2018

O Orçamento e as grandes opções do plano para 2019, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foram aprovadas em sessão ordinária da Assembleia Municipal no dia 19 de novembro de 2018, no Centro de Convívio Álvaro Pinheiro, no Sobralinho. O Bloco de Esquerda analisou em detalhe a proposta do Município e optou, quer em sede de Câmara Municipal quer de Assembleia Municipal, pela abstenção do documento. Aqui poderá ler, na íntegra, a posição dos eleitos municipais do Bloco de Esquerda.

Abril 26, 2018

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 44 anos do 25 de Abril de 1974. Maria José Vitorino, eleita na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Abril 23, 2018

É ou não verdade que um Orçamento de Câmara Municipal e uma prestação de contas do mesmo órgão são documentos financeiros que reflectem posições políticas e estratégias tomadas por quem os apresenta?

Março 2, 2018

No dia 1 de março de 2018, na Castanheira do Ribatejo, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira reuniu-se para receber o Primeiro Secretário da Área Metropolitana de Lisboa e debater-se a situação e o futuro da mobilidade e do transporte coletivo de passageiros na área metropolitana. Esta foi a intervenção com que o Bloco de Esquerda abriu o debate, fez um diagnóstico da situação presente e traçou alguns caminhos para uma política futura que priorize o transporte público coletivo.

Agosto 21, 2017

Confira a lista candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, que será encabeçada por Maria José Vitorino, 61 anos, professora e bibliotecária. 

Maio 9, 2017

Este foi o discurso feito por Maria José Vitorino, 1.ª candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira nas eleições autárquicas de 2017, na sessão de apresentação da candidatura, realizada no dia 8 de maio na Póvoa de Santa Iria.

Abril 25, 2017

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 43 anos do 25 de Abril de 1974 em Vila Franca de Xira e Carlos Patrão discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Dezembro 2, 2016

Na sessão de Assembleia Municipal de 24 de novembro, a bancada do Bloco de Esquerda colocou à votação uma moção pelo reforço da segurança e da iluminação na área do Cais de Vila Franca de Xira. A moção foi votada favoravelmente por BE e CDU, mas foi bloqueada por quem acha que tudo vai bem (PS, PSD e CDS). Conheça aqui o texto integral da moção.

Novembro 29, 2016

Desde o último balanço, com um ano, é certo que em termos nacionais se respira outro ar, para melhor, mas infelizmente na nossa terra tudo continua na mesma. 2017 terá eleições autárquicas e, como dita o eleitoralismo, lá se tiraram uns coelhos da cartola (previstos empréstimo(s) de 5M junto da banca e aumento do saldo de gerência de 6M), para reforçar o próximo orçamento em cerca de 11 milhões de euros (+20% que em 2016).

Abril 8, 2016

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a deterioração da qualidade do ar em Alhandra, e já obtivemos a resposta por parte do executivo. Por cá, os eleitos do BE na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira apresentaram e conseguiram a aprovação de uma moção que incita à procura de respostas que defendem a saúde e a qualidade de vida das populações.

Julho 21, 2015

O Bloco de Esquerda fez aprovar, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, uma moção relativa à redução dos horários da linha ferroviária da Azambuja e ao eventual encerramento da Estação de Santa Apolónia. O Bloco de Esquerda não aceita uma estratégia de degradação do serviço prestado pela transportadora ferroviária. Apesar da aprovação da moção, toda a bancada do Partido Socialista votou contra.

Abril 8, 2015

A degradação e o encerramento de parques infantis em todo o concelho está na ordem do dia. O BE tomou posição e apresentou uma moção na Assembleia Municipal, pedindo que a Câmara Municipal faça o levantamento das intervenções necessárias e que as calendarize, resolvendo definitivamente este problema há tanto tempo arrastado. A moção foi aprovada: uma vitória em nome da segurança e da fruição do espaço público.

Março 6, 2015

O Bloco de Esquerda apresentou uma moção contra a utilização de Contratos Emprego-Inserção por parte da Câmara Municipal, rejeitada por PS, CNR e CDS, e formulou questões pertinentes sobre a remoção do amianto, a mobilidade pedonal em Vila Franca de Xira, o protocolo com a Ordem dos Advogados para aconselhamento jurídico às vítimas da legionella e, por fim, denunciou os gastos incredíveis que a Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa diz ter assumido com a manutenção de espaços verdes e limpeza do espaço público.

Dezembro 9, 2014

O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia Municipal de 26 de Novembro de 2014, uma moção em que propunha a criação de um gabinete de apoio jurídico e psicológico às vítimas de legionella e seus familiares. Após sugestão do Presidente da Câmara Municipal, o BE concretizou a sua proposta com um acordo entre a autarquia e a Ordem dos Advogados. PS, PSD e CDS chumbaram a proposta do Bloco de Esquerda e, uma semana depois, a Câmara Municipal apresenta a mesma proposta como sua.