Outubro 19, 2017 03:01 PM

Este foi o discurso proferido por João Fernandes, líder da bancada do Bloco de Esquerda na nova Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, na tomada de posse dos órgãos da freguesia no dia 18 de outubro de 2017, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Alverca.

Setembro 27, 2017 01:55 PM

Chegados ao final do mandato autárquico 2013-2017, é hora de se fazer o balanço da ação política local do Bloco de Esquerda nos últimos anos. Com apenas um eleito na Assembleia de Freguesia, honrámos o nosso mandato de atuarmos como uma força política transformadora e inovadora na nossa União de Freguesias, cumprindo o compromisso que firmámos com aqueles e aquelas que se identificaram com o nosso projeto político e cívico. Nesta prestação de contas daremos alguns exemplos de temáticas que trouxemos ao debate político na freguesia e sobre os quais temos sido a principal ou única voz ativa.

Agosto 21, 2017 08:17 PM

Confira a lista candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, que será encabeçada por João Fernandes, 26 anos, investigador em Ciências Sociais.

Abril 25, 2017 10:41 AM

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 43 anos do 25 de Abril de 1974 na freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, e João Fernandes discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Março 28, 2017 09:47 PM

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, no passado mês de Abril de 2016, o Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção pela qual o órgão deliberativo pede a construção de uma nova biblioteca na freguesia, que garanta o acesso à informação e ao conhecimento, com a aplicação das melhores práticas dos tempos de hoje e respondendo às novas exigências.

Abril 25, 2016 07:52 PM

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 42 anos do 25 de Abril de 1974 na freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e Rita Aleixo discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Abril 13, 2016 05:37 PM

Os trabalhadores das OGMA, o maior empregador do concelho de Vila Franca de Xira, manifestaram-se hoje em frente às instalações da empresa e pelas ruas de Alverca, reivindicando a actualização salarial que tem faltado há já quatro anos e denunciando outros abusos cometidos pela direcção da empresa aos trabalhadores. Os trabalhadores têm vindo a perder direitos e continuam a ser vítimas de uma política de baixos salários, apesar dos bons resultados e lucros obtidos pelas OGMA. O Bloco de Esquerda marcou presença e dirigiu aos trabalhadores das OGMA palavras de incentivo à sua causa justa.

Outubro 2, 2015 07:51 PM

No passado dia 18 de Setembro, o Bloco foi uma força activa na Assembleia de Freguesia de Alverca e do Sobralinho. A respeito dos pontos da ordem do dia, abstivemo-se na votação do regulamento do Pavilhão Municipal do Sobralinho e da Revisão ao Orçamento da Junta de Freguesia, pelo facto de considerarmos que a revisão dá passos importantes no sentido das prioridades que sempre têm sido as nossas, mas que não deixa de estar subordinada a um orçamento que não responde à situação de emergência de muitas pessoas. Antes da ordem do dia, o Bloco lamentou que a Presidente da Mesa da Assembleia tenha colocado no edital da sessão, como único contacto para que cidadãos surdos peçam interpretação para língua gestual, um contacto telefónico.

Março 9, 2015 10:16 PM

Em Dezembro de 2014, o Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção para que todas as árvores plantadas na freguesia, doravante, sejam de espécies autóctones: em nome da sustentabilidade, da preservação da paisagem, da valorização ambiental, da poupança de recursos. CDU e CNR aprovaram; PS absteve-se.

Outubro 17, 2014 10:13 PM

O grupo local do Bloco de Esquerda lamenta a aprovação de apenas quatro propostas na edição de 2014 do Orçamento Participativo de Alverca do Ribatejo e Sobralinho. Há quatro anos, por proposta do Bloco de Esquerda, Alverca tornou-se uma das primeiras freguesias do país a ter o seu orçamento participativo. O BE reitera a sua convicção de que o OP aproxima os cidadãos das instituições políticas, dando a todos a oportunidade de fazerem ouvir a sua voz. Por essa razão,  o Bloco de Esquerda incentiva a participação e o envolvimento de todos os munícipes.

Setembro 27, 2014 09:37 AM

Na sexta sessão ordinária da Assembleia de Freguesia deste mandato autárquico, o Bloco de Esquerda voltou a ser interventivo na formulação de questões ao executivo da Junta de Freguesia, a respeito de problemas reais da população. Na mudança da estação, há muitos problemas que devem ser acautelados com vista a que não aconteçam situações que estamos, ainda, a tempo de evitar. O Bloco de Esquerda exigiu ainda que os documentos oficiais da freguesia sejam escritos e apresentados com maior rigor e seriedade do que são presentemente.

Março 13, 2013 03:03 PM

O Bloco de Esquerda de Alverca reafirma a necessidade de uma ciclovia para tornar a utilização da bicecleta nais confortavel e segura, na freguesia.

Outubro 2, 2012 10:08 AM

A eleita à Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo, Maria do Carmo Dias, apresentou uma moção para a protecção dos animais abandonados na sessão realizada no passado dia 28 de setembro, na Casa do Povo de Arcena, sendo a mesma aprovada.

Junho 23, 2012 12:00 AM

Moção apresentadapelo BE a propor a criação de hortas sociais / comunitárias foi aprova em Assembleia de Freguesia.

Outubro 1, 2011 01:23 PM

O BE de Alverca apresentou um moção  que exorta a Assembleia de Freguesia a exigir que as entidades competentes, quer a nível do poder central quer das autarquias aumentem a verba destinada à Acção Social e ainda, que a oferta do lanche escolar regresse às escolas do 1º ciclo do ensino básico.

Junho 30, 2011 12:00 AM

A referida comissão deve ser formada por um elemento indicado por cada bancada com representação na Assembleia, por um elemento da Junta de Freguesia e presidida pelo Presidente da referida Assembleia.

Outubro 6, 2010 10:00 PM

A Assembleia de Freguesia de Alverca deu mais um passo para que o orçamento de 2011 seja elaborado com a colaboração activa da população, tendo aprovado o regulamento de funcionamento do Orçamento Participativo na Freguesia.

Outubro 2, 2010 12:00 AM

O BE de Alverca apresentou um moção que exorta a Assembleia de Freguesia a manifestar o seu repúdio por tal acto revelador de políticas sem sensibilidade social e que não previligia os direitos a uma educação pública gratuita.

Junho 19, 2010 04:00 PM

O BE de Alverca apresentou um moção que exorta a Assembleia de Freguesia a manifestar opisição frontal às medidas gravosas constantes do PEC, em especial à ameaça de privatização do sector ferroviário.

Junho 19, 2010 12:00 AM

O BE de Alverca apresentou um moção que exorta a Assembleia de Freguesia a manifestar  oposição à intenção da Câmara Municipal em interromper o referido programa de empréstimo, sem o substituir por outra medida semelhante.

Dezembro 29, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda propos àAssembleia e ao executivo da Junta de Freguesia, que, a partir do próximo Orçamento da Freguesia de Alverca, este seja participativo.

Dezembro 29, 2009 12:00 AM

A bancada do Bloco de Esquerda manifesta a sua total oposição à concretização deste projecto exigindo às entidades competentes, em particular à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a não aprovação do mesmo.