Alverca do Ribatejo e Sobralinho

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Agosto 26, 2021 10:23 AM

O Bloco de Esquerda apresenta o programa eleitoral da sua candidatura à União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho. Conheça as propostas e a linha política que o Bloco de Esquerda leva a votos nestas eleições.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Junho 30, 2021 04:25 PM

O mandato autárquico 2017-2021 foi de afirmação do Bloco de Esquerda como uma voz imprescindível na Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho: o Bloco de Esquerda foi a principal voz que se fez ouvir por melhores práticas ambientais e por uma maior ação local na área da cultura. Embora com somente dois eleitos, a bancada do BE foi a que mais deliberações fez aprovar na Assembleia de Freguesia. Confira aqui as principais bandeiras defendidas pelo BE ao longo do mandato.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Julho 5, 2020 09:24 PM

O jornal "Voz Ribatejana", na sua edição de 1 de julho, publicou uma entrevista feita a João Fernandes, eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho. O eleito falou sobre a resposta das autarquias à pandemia, sobre o que urge fazer na freguesia e sobre os trinta anos sobre a elevação de Alverca a cidade.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Abril 23, 2019 12:10 PM

Os eleitos do Bloco de Esquerda fizeram uma recomendação ao Executivo da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia do dia 22 de abril, propondo o abandono da utilização de herbicidas e propondo uma mudança abrangente na conceção dos espaços exteriores.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Dezembro 21, 2018 12:55 PM

A bancada do Bloco de Esquerda, na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho de 19 de dezembro de 2018, contribuiu com os seus votos favoráveis para a aprovação do Orçamento da Junta de Freguesia para 2019. Aqui poderá ler na íntegra a declaração de voto.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Setembro 28, 2018 01:33 PM

A moção do Bloco de Esquerda, visando a criação de uma estratégia local para a redução do uso de plástico, foi aprovada por unanimidade na sessão da Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho que decorreu no dia 27 de setembro de 2018, no lugar de À-dos-Melros.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Abril 26, 2018 01:53 PM

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 44 anos do 25 de Abril de 1974 na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho. João Fernandes, eleito na Assembleia de Freguesia, discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Abril 23, 2018 02:35 PM

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, no dia 20 de abril de 2018, o Bloco de Esquerda apresentou e fez aprovar duas moções: uma pedindo a concretização da Reserva Natural Local das salinas de Alverca e outra pedindo a instalação de um medidor de partículas em suspensão na vila do Sobralinho, no âmbito da monitorização dos impactos ambientais do centro de produção da CIMPOR.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Janeiro 2, 2018 12:29 PM

No dia 28 de dezembro, a Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho reuniu-se em sessão ordinária. O Bloco de Esquerda apresentou duas moções: pela criação de uma Unidade Local de Proteção Civil e por homenagens às vítimas das cheias de 1967. Ambas foram aprovadas por unanimidade. No âmbito do Orçamento para 2018, o BE apresentou também duas propostas, ambas aceites: a criação de um parque canino e a elaboração de um guia de recursos sociais da freguesia.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Outubro 19, 2017 03:01 PM

Este foi o discurso proferido por João Fernandes, líder da bancada do Bloco de Esquerda na nova Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, na tomada de posse dos órgãos da freguesia no dia 18 de outubro de 2017, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Alverca.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Setembro 27, 2017 01:55 PM

Chegados ao final do mandato autárquico 2013-2017, é hora de se fazer o balanço da ação política local do Bloco de Esquerda nos últimos anos. Com apenas um eleito na Assembleia de Freguesia, honrámos o nosso mandato de atuarmos como uma força política transformadora e inovadora na nossa União de Freguesias, cumprindo o compromisso que firmámos com aqueles e aquelas que se identificaram com o nosso projeto político e cívico. Nesta prestação de contas daremos alguns exemplos de temáticas que trouxemos ao debate político na freguesia e sobre os quais temos sido a principal ou única voz ativa.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Agosto 21, 2017 08:17 PM

Confira a lista candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, que será encabeçada por João Fernandes, 26 anos, investigador em Ciências Sociais. 

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Abril 25, 2017 10:41 AM

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 43 anos do 25 de Abril de 1974 na freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, e João Fernandes discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Março 28, 2017 09:47 PM

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, no passado mês de Abril de 2016, o Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção pela qual o órgão deliberativo pede a construção de uma nova biblioteca na freguesia, que garanta o acesso à informação e ao conhecimento, com a aplicação das melhores práticas dos tempos de hoje e respondendo às novas exigências.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Abril 25, 2016 07:52 PM

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 42 anos do 25 de Abril de 1974 na freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e Rita Aleixo discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Abril 13, 2016 05:37 PM

Os trabalhadores das OGMA, o maior empregador do concelho de Vila Franca de Xira, manifestaram-se hoje em frente às instalações da empresa e pelas ruas de Alverca, reivindicando a actualização salarial que tem faltado há já quatro anos e denunciando outros abusos cometidos pela direcção da empresa aos trabalhadores. Os trabalhadores têm vindo a perder direitos e continuam a ser vítimas de uma política de baixos salários, apesar dos bons resultados e lucros obtidos pelas OGMA. O Bloco de Esquerda marcou presença e dirigiu aos trabalhadores das OGMA palavras de incentivo à sua causa justa.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Outubro 2, 2015 07:51 PM

No passado dia 18 de Setembro, o Bloco foi uma força activa na Assembleia de Freguesia de Alverca e do Sobralinho. A respeito dos pontos da ordem do dia, abstivemo-se na votação do regulamento do Pavilhão Municipal do Sobralinho e da Revisão ao Orçamento da Junta de Freguesia, pelo facto de considerarmos que a revisão dá passos importantes no sentido das prioridades que sempre têm sido as nossas, mas que não deixa de estar subordinada a um orçamento que não responde à situação de emergência de muitas pessoas. Antes da ordem do dia, o Bloco lamentou que a Presidente da Mesa da Assembleia tenha colocado no edital da sessão, como único contacto para que cidadãos surdos peçam interpretação para língua gestual, um contacto telefónico.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Março 9, 2015 10:16 PM

Em Dezembro de 2014, o Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção para que todas as árvores plantadas na freguesia, doravante, sejam de espécies autóctones: em nome da sustentabilidade, da preservação da paisagem, da valorização ambiental, da poupança de recursos. CDU e CNR aprovaram; PS absteve-se.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Outubro 17, 2014 10:13 PM

O grupo local do Bloco de Esquerda lamenta a aprovação de apenas quatro propostas na edição de 2014 do Orçamento Participativo de Alverca do Ribatejo e Sobralinho. Há quatro anos, por proposta do Bloco de Esquerda, Alverca tornou-se uma das primeiras freguesias do país a ter o seu orçamento participativo. O BE reitera a sua convicção de que o OP aproxima os cidadãos das instituições políticas, dando a todos a oportunidade de fazerem ouvir a sua voz. Por essa razão,  o Bloco de Esquerda incentiva a participação e o envolvimento de todos os munícipes.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Setembro 27, 2014 09:37 AM

Na sexta sessão ordinária da Assembleia de Freguesia deste mandato autárquico, o Bloco de Esquerda voltou a ser interventivo na formulação de questões ao executivo da Junta de Freguesia, a respeito de problemas reais da população. Na mudança da estação, há muitos problemas que devem ser acautelados com vista a que não aconteçam situações que estamos, ainda, a tempo de evitar. O Bloco de Esquerda exigiu ainda que os documentos oficiais da freguesia sejam escritos e apresentados com maior rigor e seriedade do que são presentemente.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Março 13, 2013 03:03 PM

O Bloco de Esquerda de Alverca reafirma a necessidade de uma ciclovia para tornar a utilização da bicecleta nais confortavel e segura, na freguesia.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Outubro 2, 2012 10:08 AM

A eleita à Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo, Maria do Carmo Dias, apresentou uma moção para a protecção dos animais abandonados na sessão realizada no passado dia 28 de setembro, na Casa do Povo de Arcena, sendo a mesma aprovada.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Junho 23, 2012 12:00 AM

Moção apresentadapelo BE a propor a criação de hortas sociais / comunitárias foi aprova em Assembleia de Freguesia.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Outubro 1, 2011 01:23 PM

O BE de Alverca apresentou um moção  que exorta a Assembleia de Freguesia a exigir que as entidades competentes, quer a nível do poder central quer das autarquias aumentem a verba destinada à Acção Social e ainda, que a oferta do lanche escolar regresse às escolas do 1º ciclo do ensino básico.

Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Junho 30, 2011 12:00 AM

A referida comissão deve ser formada por um elemento indicado por cada bancada com representação na Assembleia, por um elemento da Junta de Freguesia e presidida pelo Presidente da referida Assembleia.