Decorreu na Póvoa de Santa Iria, na Sala Multiusos da Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria, no passado dia 25 de Setembro, a sessão sobre transportes públicos. Esteve presente Heitor Sousa, economista e antigo deputado do BE que deu o seu contributo para uma discussão construtiva sobre o futuro dos transportes públicos e o seu impacto sobre a economia nacional bem como na vida das pessoas.
As políticas de desinvestimento no serviço público de transportes têm tido como resultado menos transportes e mais caros, menor cobertura e acessibilidade à rede, mais transbordos, pior articulação entre horários e modos de transporte, maiores tempos de espera e aumento dos tempos de viagem. Tudo isto leva a uma menor atratividade dos transportes públicos e à degradação da qualidade de vida dos seus utilizadores.
As deslocações na região de Lisboa estão cada vez mais caras. Os passes do Metro de Lisboa ou as tarifas da CP/Lx tiveram subidas na ordem dos 45%-50% do custo do transporte no espaço de um ano. A redução do desconto nos passes para jovens e para idosos desceu para metade e foi limitada. Para além do aumento dos tarifários, perto de 50% das atuais carreiras da Carris sofreram cortes substanciais na sua frequência. Os serviços noturnos ou de fim-de-semana foram reduzidos de tal modo que não servem praticamente ninguém.